Quais serão as novas Rotas e Roteiros Turísticos de Timbó?

O 1º Encontro para Implantação de Rotas e Roteiros Turísticos acontece no dia 27 deste mês

18/02/2020 - 14:57 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

Com o propósito de fortalecer o potencial turístico do município, a Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo, realiza no dia 27 deste mês, uma quinta-feira, a partir das 14h, no Auditório da Prefeitura, o 1º Encontro para Implantação de Rotas e Roteiros Turísticos.

O evento faz parte do Programa Cidade Empreendedora Ciclo II, desenvolvido em parceria com o Sebrae e visa fomentar o setor turístico desenvolvendo um cenário estruturado com base na potencialidade local. O encontro será conduzido por Carlos Cappelini, do Sebrae. O evento é aberto à comunidade

“Para que esse trabalho tenha sucesso, é fundamental o envolvimento da comunidade e das entidades. Nós, como poder público, temos o papel de criar condições para que o setor cresça. Mas, somente com parcerias, com a efetiva participação da sociedade, e da iniciativa privada, é que isso realmente poderá ocorrer”, comenta Cíntia Mara Panini, assessora técnica de Turismo.

Novidades a caminho

Previamente, foi realizado um levantamento de propriedades e atrativos turísticos que possam ser incluídos nas rotas e roteiros turísticos de Timbó. O diagnóstico foi realizado por consultores do Sebrae, juntamente com representantes da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó.

Neste primeiro encontro, o trade turístico participará de uma palestra de apresentação das informações sobre o que são as rotas e roteiros, bem como a respeito do mercado do turismo no Brasil e no mundo e sobre as próximas etapas dessa implantação.

Segundo Cíntia Mara, esse é mais um passo importante do município rumo ao desenvolvimento. “O turismo é um eixo de desenvolvimento econômico, mas precisamos estruturar e organizar as ofertas, de forma a criar produtos turísticos capazes de atrair a atenção do mercado e satisfazer os visitantes que estão procurando viver novas experiências com qualidade e originalidade”.

Plano estratégico

Outra ação ligada ao setor que já está em andamento é a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Timbó. A iniciativa, que também tem a parceria do Sebrae/SC, apontará estratégias de curto, médio e longo prazo para que o setor cresça de forma equilibrada ao longo dos próximos anos. Uma próxima reunião sobre o assunto com a comunidade está prevista para ser realizada em março.