Timbó tem 152 armadilhas de dengue espalhadas na cidade

Agentes de endemias de Timbó atuam efetivamente contra a doença

20/02/2020 - 10:41 hs
Foto: Divulgação/Internet

Pode ser que o mosquito da febre amarela esteja na boca do povo ultimamente, mas há outro inseto que não podemos descuidar, e a campanha contra a sua proliferação é constante: o mosquito da dengue. Os profissionais da Vigilância Sanitária de Timbó, mais especificamente os Agentes de Endemias, responsáveis pelas ações de combate à dengue, esmeram-se diariamente para cumprir as vistorias nas mais de 200 armadilhas espalhadas pelo município, implantadas com o objetivo de impedir o desenvolvimento das larvas do aedes aegypti.

São 154 armadilhas espalhadas por todos os bairros do município e mais 52 em pontos chamados de estratégicos pelo departamento, pois ficam em cemitérios, fábricas, ferros-velhos, etc. Os equipamentos são vistoriados semanalmente, conforme cronograma organizado pelo departamento.

Com o tempo quente e úmido, especialmente, nesta época do ano, as chuvas mais constantes promovem mais empoçamentos, locais propícios para o desenvolvimento da larva do mosquito.

Por isso, as dicas da Vigilância para a população manter-se atenta a locais que possam conter água parada. Desde vasos, potes, bacias, pneus que ficam em áreas externas, quanto internas, como reservatórios de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, principalmente os mais antigos que possuem bandejas onde fica água acumulada.

De acordo com o fiscal da Vigilância, Carlos Busarello, quando surge um foco positivo do mosquito o Agente de Endemia responsável por aquela área convoca os Agentes de Saúde, do bairro onde ocorreu o foco, para realização do procedimento chamado delimitação de foco, que se trata da revista de todos os imóveis num raio de 300 metros, ao redor do local do foco. De janeiro até a presente data foi contabilizado apenas um foco e a delimitação já foi prontamente realizada.