Crianças podem ter sido infectadas pelo coronavírus através do avô, no Brasil

O homem, de 60 anos, teve seu diagnóstico confirmado nessa terça-feira, dia 25

26/02/2020 - 16:27 hs
Foto: José Damacena/IOC/Divulgação

Em nota divulgada nesta quarta-feira (26), a Secretária Municipal de Saúde de Vinhedo (79 km de SP) disse que dois adultos e uma criança tiveram contato, no último fim de semana, com o homem de 61 anos, morador na capital paulista, infectado pelo coronavírus. O idoso é o primeiro caso oficial confirmado pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura afirmou que, assim que soube do contato das três pessoas com o idoso, com o qual tem grau de parentesco, entrou em contato com a família. "As três pessoas passam bem, sem nenhum sintoma relacionado ao coronavírus. Os profissionais da Vigilância Epidemiológica permanecerão monitorando a família", diz trecho de nota. As três pessoas permanecem em isolamento domiciliar.

Conforme orientação do médico da família, os adultos e a criança permanecem em isolamento domiciliar, acrescentou o governo municipal.

Crianças têm nove meses e oito anos

Dois netos do brasileiro diagnosticado com a doença provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) apresentam sintomas e vão passar por testes ainda nesta quarta-feira (26). A informação é da BandNews FM. As crianças, uma de 8 anos e outra de 9 meses, têm febre e tosse seca.

As duas crianças se encontraram com o avô, de 61 anos, no Brasil durante uma reunião familiar depois da viagem que ele fez à Itália. O encontro ocorreu antes da confirmação do coronavírus. Os meninos estão em casa, na Zona Sul de São Paulo, e vão fazer dois exames, dos quais o último é a contraprova.

O avô esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

Atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na segunda-feira (24), o homem foi submetido a exames clínicos que apontaram a suspeita de infecção pelo vírus. Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

Medidas preventivas

As medidas preventivas, não só para o coronavírus, mas para toda e qualquer infecção respiratória, é de que utilizem de boas práticas como lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos nariz e boca com as mãos", orienta em trecho de nota.

A Prefeitura de Vinhedo reportou a situação à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo.