Como funcionam os testes de coronavírus em Timbó? Entenda

23/03/2020 - 10:59 hs

Vamos esclarecer algumas dúvidas muito recorrentes nos últimos dias, a respeito dos testes de coronavírus. A Prefeitura de Timbó segue as normas determinadas pelo Ministério da Saúde, ou seja, não é decidido pela nossa Secretaria de Saúde quem vai ou não fazer os testes – isso já é algo pré-estabelecido, de igual forma, para todo o Brasil.

Quem pode fazer o teste?

Agora, pelo novo protocolo do Ministério, a coleta do covid-19 só é liberada para ser feita em pacientes internados em estado grave, seguindo alguns critérios clínicos. Essa coleta é feita através do swab nasal, ou seja, de “cotonetes” que são introduzidos na narina e na boca. Em seguida, as coletas são encaminhadas para o Lacen, em Florianópolis.

Por que só o Lacen?

Até o momento, esse é o único laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde no estado e, por isso, o único que pode fazer os testes. Como o Lacen está recebendo uma grande demanda de testes e exames, o laboratório não está conseguindo cumprir o tempo de resposta, que seria de até cinco dias.

Vão chegar mais testes em Timbó?

No que diz respeito ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, de que até 10 milhões de novos testes seriam distribuídos no Brasil, até o momento, não houve nada repassado oficialmente por parte do Governo do Estado. Sendo assim, não há previsão oficial da chegada de mais testes em Timbó. Temos alguns testes na cidade, mas, que são voltados aos critérios do Ministério da Saúde, e que podem ser feitos somente naqueles pacientes internados.

Lembramos que o covid-19 não tem tratamento específico. Por isso que a confirmação do coronavírus não influencia no quadro clínico da pessoa. Fazer o teste é importante no ambiente hospitalar para saber se esses pacientes, que estão evoluindo para quadros graves, como pneumonias atípicas, estão com essas complicações devido ao covid-19.

Quem tiver qualquer tipo de sintoma de gripe precisa ficar isolado, em quarentena. Você só deve procurar atendimento médico se a situação se agravar, como se sentir febre ou problemas respiratórios graves.

Lembrando que o atendimento de referência é a Unidade de Saúde. O Pronto-Socorro só deve ser procurado em casos extremos, principalmente quando houver problemas de falta de ar.