Idosos com graves problemas de saúde ou dificuldade de locomoção serão vacinados em casa

23/03/2020 - 15:18 hs

Sim, os profissionais da Saúde de Timbó irão nas residências de pessoas idosas (ou seja, acima dos 60 anos), que tenham problemas graves de saúde ou dificuldade de locomoção, para aplicar a vacina contra a gripe. Abaixo iremos esclarecer em quais situações isso irá acontecer.

Quem pode pedir para ser vacinado em casa?

Quem ver que tem essa necessidade, que for mais debilitado, deve entrar em contato com a sua Unidade de Saúde ou com a Vigilância Epidemiológica, para solicitar receber a vacina em casa. Basta ligar e explicar a situação. Os funcionários de cada USF da cidade também farão uma triagem para detectar quem precisa ser vacinado em casa.

Por que a campanha de vacinação acontece agora?

Se mostrou importante manter a campanha porquê, a partir do momento em que o idoso tiver tomado a vacina contra a gripe, será mais fácil para detectar caso ele venha a contrair o Coronavírus. Isso porque os sintomas são muito semelhantes e, dessa forma, se torna menos difícil descobrir qual dos dois vírus o paciente tem, podendo atuar de forma mais rápida no seu atendimento e tratamento. Por isso é essencial que as pessoas acima dos 60 anos se vacinem agora.

Quais cuidados estão sendo tomados para quem é vacinado fora de casa?

Há um protocolo sendo seguido para quem sai de casa e vai até o NEI, UPE ou escola receber sua vacina. Esses locais foram pensados, justamente, para isolar o grupo de idosos dos demais evitando que corram mais riscos. Nos locais de vacinação, os técnicos de Saúde irão cuidar para que haja um distanciamento seguro entre cada idoso (que devem respeitar as marcações que estão no chão), evitando, ao máximo, a formação de filas e proximidade.

Quantos idosos serão vacinados nessa primeira etapa?

Neste ano, o número mínimo de idosos que a Secretaria de Saúde pretende imunizar contra a Influenza, em Timbó, é de 4.335 (além dos 746 profissionais de saúde) até o da 22 de maio quando a campanha chega ao fim. É sempre importante reforçar que essas pessoas estão no público de maior risco do Coronavírus (Covid-19). Por isso, todas as estratégias são pensadas visando garantir o máximo de segurança e prevenção aos nossos idosos.