Dia Nacional do Expedicionário em Rio dos Cedros

05/05/2020 - 14:35 hs

O Dia Nacional do Expedicionário é celebrado anualmente em 5 de maio. Esta data é uma homenagem aos membros que formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), uma força militar que lutou durante a Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados e contra os fascistas e nazistas na Europa.

Brasil declarara guerra em 31 de agosto de 1942, depois de ter vários de seus navios torpedeados e afundados pelos alemães, mas a decisão de enviar combatentes foi determinada só em 9 de agosto de 1943.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi formada por 25.267 homens e 67 mulheres (enfermeiras), dos quais 15.069 formaram a tropa de combate. Sob comando do general Mascarenhas de Morais, a FEB se incorporou ao 4º Corpo do Exército Americano, que por sua vez integrava o 15º grupo de Exércitos Aliados.

Os membros F.E.B. que partiram de Rio dos Cedros:

Alfredo Patricio
Anselmo Leitempergher
Mario Dallabona
Anselmo Bertoldi
Francisco Riola
Ervim Ittner
Lino Vicenzi
Franscico Alves de Souza
Servino Mengarda*
Felício Tomasini*
Alessio Venturi*
Rafael Rogério Busarello*
* tombaram em batalha


Em 16 de abril de 1996 a Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, prestou uma homenagem a esses heróis anônimos que contribuíram de forma honrosa para o fim da 2ª Guerra Mundial, criando um Monumento Municipal em reconhecimento a bravura dos soldados.

Em 12 de fevereiro de 2010, foi inaugurada a Galeria dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira - FEB junto ao prédio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, através da Lei Ordinária Municipal nº 1.663, 04 de novembro de 2010, com a finalidade de memorizar, perpetuar e honrar os feitos heróicos dos nossos conterrâneos Pracinhas da FEB, que durante a Segunda Guerra Mundial, no norte italiano, souberam com bravura, patriotismo, determinação e capacidade conquistar junto com os outros 25 mil soldados brasileiros que se aliaram aos americanos a conquistar a democracia e a liberdade pra o nosso país e ao mundo.

A cerimônia contou com a Banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, regida pelo Tenente Daniel Pomerening, que proporcionou um espetáculo à parte. Também no ato citamos os presentes: famíliares dos ex-combatentes, Ivo Kretzer - Secretário Executivo da Seção Regional da FEB de Jaraguá do Sul, o Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Dilson Dalpiaz, os homenageados Senhores Ex-Combatentes: Lino Vicenzi e Anselmo Bertoldi.