Pediatria: O desenvolvimento motor infantil e o papel da fisioterapia
O desenvolvimento motor é considerado como um processo
sequencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano
adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de
movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras
altamente organizadas e complexas.
Sabe-se que o surgimento de movimentos e seu posterior
controle ocorrem em uma direção céfalo-caudal e próximo-distal, porém este
processo não se apresenta de forma linear, incluindo períodos de equilíbrio e
desequilíbrio. Apesar disso, costuma cumprir uma seqüência ordenada e até
previsível de acordo com a idade.
Diversos fatores, porém, podem colocar em risco o curso
normal do desenvolvimento de uma criança. Definem-se como fatores de risco uma
série de condições biológicas ou ambientais que aumentam a probabilidade de
déficits no desenvolvimento neuropsicomotor da criança.
Dentre as principais causas de atraso motor encontram-se:
baixo peso ao nascer, distúrbios cardiovasculares, respiratórios e
neurológicos, infecções neonatais, desnutrição, baixas condições
sócio-econômicas, nível educacional precário dos pais e prematuridade. Quanto
maior o número de fatores de risco atuantes, maior será a possibilidade do
comprometimento do desenvolvimento.
Desenvolvimento motor atípico: crianças com desenvolvimento motor atípico, ou que se apresentam com risco de atrasos, merecem atenção e ações específicas, já que os problemas de coordenação e controle do movimento poderão se prolongar até a fase adulta.
Além disso, atrasos motores
freqüentemente associam-se a prejuízos secundários de ordem psicológica e
social, como baixa auto-estima, isolamento, hiperatividade, entre outros, que
dificultam a socialização de crianças e o seu desempenho escolar.
A Fisioterapia contribui com o desenvolvimento infantil,
especialmente as atividades relacionadas à evolução da motricidade, tanto em
lactentes saudáveis quanto nos expostos a fatores de risco de desenvolvimento
motor atípico.
Para o planejamento de uma adequada intervenção, porém,
torna-se necessária uma avaliação criteriosa que exceda a simples impressão
clínica. Para a identificação precoce de desvios, tanto do crescimento como do
desenvolvimento infantil, diferentes testes estão descritos na literatura.
Estes testes de triagem aumentam a taxa de identificação de crianças com
suspeitas de atraso e possibilitam o encaminhamento para diagnóstico e
intervenção.
Os testes de avaliação do desenvolvimento motor utilizam
critérios de seleção variados, como a idade da criança e a área a ser avaliada
(força muscular, motricidade fina, motricidade ampla, fala, ou avaliação
abrangente das capacidades funcionais) e agem facilitando o planejamento de
ações precoces junto aos pais, médicos e terapeutas. Auxiliam na elaboração de
um programa de tratamento podendo, através de seus resultados, ajudar os pais a
entenderem melhor as limitações da criança.
Assim, as ações preventivas ou corretivas sobre os desvios
do desenvolvimento dependem do conhecimento acerca da seqüência normal e
regular das aquisições motoras, que consistirá na base para a elaboração de
propostas adequadamente adaptadas à situação de cada criança. O período em que
a intervenção é proposta também deve ser considerado. Nos primeiros anos de
vida (primeiros 12 a 18 meses) existe uma maior plasticidade cerebral, o que
possibilita a otimização de ganhos no desenvolvimento motor.
O desenvolvimento motor também pode ser avaliado pelo Teste
de Triagem do Desenvolvimento de Denver. Este teste foi criado por Frankenburg
et al., em 1967, com o objetivo de suprir a necessidade de um instrumento que
auxiliasse na observação do desenvolvimento infantil, diante das dificuldades e
inexistência de avaliações objetivas e padronizadas de rotina para crianças de
0 a 6 anos de idade. O teste é considerado de fácil administração,
interpretação e reprodutibilidade.
Os programas de intervenção podem ter como foco a ação
direta sobre a criança, com atividades que favorecem seu desenvolvimento motor
e que podem vir a ser executadas por pais treinados, visitantes domiciliares
treinados ou efetuadas em centros específicos.
Os programas oferecidos por centros especializados têm como
vantagem a atuação de profissionais capacitados e com formação específica.
Entretanto, crianças com risco de atraso no desenvolvimento, muitas vezes,
estão impossibilitadas de receber alguma intervenção como esta, devido a
condições econômicas desfavoráveis que limitam seu acesso aos serviços.
Ao contrário do que se pensava há algumas décadas, sabe-se
hoje que o bebê tem capacidade de interagir com o meio em que vive e tomar
decisões em relação ao seu contexto nos primeiros meses de vida. O tratamento
das crianças com inabilidades motoras e as intervenções terapêuticas podem
melhorar a função e a participação social. Assim, deve haver um trabalho em
conjunto com os profissionais, a família, as crianças e seus educadores.
Com a identificação precoce de distúrbios no desenvolvimento
motor, realizada através de uma avaliação criteriosa nos primeiros anos de
vida, é possível determinar uma intervenção adequada, a fim de que as crianças
com diagnóstico de atraso possam seguir a mesma seqüência que as crianças com
desenvolvimento normal. Esta intervenção tem demonstrado mais benefícios para
as crianças quando a participação dos pais é associada com a atuação do
terapeuta.
Os hábitos da vida moderna tendem causar alterações nas experiências e vivências motoras. De forma geral, temos observado uma redução drástica na necessidade de movimentos realizados no cotidiano, pelo menos aqueles considerados amplos, que têm sido substituídos por movimentos que envolvem grupos musculares menores.
Essas alterações no repertório motor também
têm sido observadas em crianças, com estas envolvidas cada vez mais cedo com
aparelhos e jogos eletrônicos, em detrimento de realizar as atividades e
brincadeiras tradicionais que envolvam ações motoras grossas, como por exemplo,
as habilidades motoras fundamentais.
Embora o desenvolvimento motor pareça similar entre os seres
humanos, diversas características são específicas ao ser em desenvolvimento.
Essas especificidades no desenvolvimento motor são decorrentes de
características individuais (orgânicas, psicológicas, motivacionais, etc.) e
também do ambiente no qual o ser em desenvolvimento está inserido.
O desenvolvimento motor se dá com muita intensidade na
infância, período em que existe uma ampla plasticidade do sistema nervoso
central, possibilitando aumento nos ganhos motores e sistemas integrados.
O desenvolvimento normal de uma criança é delimitado por
alguns marcos motores, que são atividades atingidas por crianças em determinada
idade cronológica, isolados artificialmente para verificar o desenvolvimento,
mas isto não ocorre de maneira linear. Trata-se de uma estratégia para testar o
progresso motor e mental de uma criança.
O termo desenvolvimento motor normal é geralmente utilizado
para descrever os resultados da maturação do sistema nervoso durante os
primeiros anos de vida da criança.
O fisioterapeuta é um profissional importante no acompanhamento de bebês e crianças pequenas, tanto para estimular adequadamente as habilidades pertinentes a cada faixa etária, prevenir e intervir precocemente no caso de desvios do desenvolvimento, bem como, na orientação das educadoras que atendem esta demanda, baseado no conhecimento do processo natural ao qual a criança passa para adquirir a independência física.
A pediatria trabalha com a facilitação do aprendizado motor,
ou seja, o fisioterapeuta começa a dar suporte para que a criança possa
aprender o movimento. O fisioterapeuta
funciona como uma extensão do Sistema Nervoso Central da criança, pois trabalha
com pontos chaves para que ela consiga adquirir o movimento. Já com o adulto se
trabalha com o reaprendizado, ou seja, com a memória.
A fisioterapia associa-se a pediatria tratando as alterações de crescimento e desenvolvimento. A fisioterapia pediátrica utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas motoras e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterapêuticos com atividades lúdicas e sociais levando a criança a uma maior integração com sua família, ambiente e sociedade.
Dra. Bárbara Maurício Nascimento CREFITO 10 74799F
Referencial:
• Revista Neuro Ciencias
• Ministério da Saúde
• Scielo
• Master Editora
Dica da MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA: Disciplina gera resultados!
Responsável técnica: CREFITO 10 74799F
Envie sugestões de assuntos para movimentovitalfisioterapia@gmail.com
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
-
Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose
-
Evento orienta contribuintes sobre a destinação do IR A projetos sociais, desportivos e ...
-
Saúde intensifica vacinação contra a Gripe com mais um Dia D no sábado (20)
-
Café Musical com Grupo Folclórico Os Cinquentões é neste domingo
-
10:08
Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose
-
18:09
Grupo de Mães dos Autistas de Indaial defende a conscientização sobre o autismo
-
17:41
Primeira geada do ano em SC é registrada no Vale Caminhos da Neve na Serra Catarinense
-
08:41
Saúde intensifica vacinação contra a Gripe com mais um Dia D no sábado (20)