Gestão do Samae é referência para municípios de Santa Catarina

22/05/2020 - 17:05 hs

O Samae recebeu, nesta semana, a visita de equipes de outros municípios de Santa Catarina que têm interesse em conhecer as práticas de gestão empregadas em Timbó.

Desta vez nossa equipe recebeu o vereador do município de Ilhota, Luís Gustavo dos Santos Fidel, acompanhado do tecnólogo Tiago de Souza, que atua na área ambiental.

Durante a visita técnica foram abordados assuntos relacionados com a gestão, operação e a manutenção de sistemas de abastecimento de água, como o investimento em novas tubulações para aumentar a eficiência energética do sistema, o controle e automação de equipamentos importantes por sistemas de telemetria, assim como as práticas de sucesso realizadas no setor de resíduos sólidos, entre elas a implantação do ecoponto, a renovação das frotas de caminhões, e os importantes avanços de gestão obtidos com a alteração da taxa de coleta de lixo em Timbó.

Além destes assuntos, também foram discutidos temas ligados às agências de regulação que fiscalizam o funcionamento do sistema e controlam as tarifas da prestação dos serviços, e a formulação e atualização das políticas municipais de saneamento básico, que atualmente tramitam na Câmara de Vereadores de Timbó.