Ônibus lotado em Blumenau repercute na web; Seterb diz que não irá mudar a operação “por uma foto”

Para infectologista, porém, aglomeração pode gerar impactos em meio à pandemia do novo coronavírus

Por NSC Total 17/06/2020 - 10:48 hs

Ônibus lotado em Blumenau repercute na web; Seterb diz que não irá mudar a operação “por uma foto”
Foto da Linha 10 (Garcia-Aterro) lotada gerou discussão

Fotos e vídeos de um ônibus lotado no fim da tarde desta terça-feira (16), em Blumenau, geraram discussões pelas redes sociais. Segundo a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb), o veículo respeitou a ocupação máxima permitida e, pelo menos por enquanto, não irá mudar a operação “por uma foto”. Segundo a infectologista Sabrina Sabino, porém, há riscos por não ser respeitado o distanciamento mínimo para frear o avanço do novo coronavírus.

O que aconteceu

As imagens de um ônibus lotado no fim da tarde desta terça-feira (16), em Blumenau, motivaram debate nas redes sociais. Nas fotos e vídeos, feitas por um passageiro, é possível ver o veículo com dezenas de pessoas dentro, muitas em pé, e sem que fosse respeitado o distanciamento mínimo sugerido por especialistas da área de saúde para frear o avanço da Covid-19. Todos utilizavam máscara.

​O flagrante foi feito na saída do Terminal Fonte e envolveu o Troncal 10, que se desloca até o Terminal do Aterro e atravessa praticamente toda a cidade, saindo da Região Sul e se deslocando até a Região Norte. Essa linha é conhecida em Blumenau por lotar ônibus em horários de pico e também por ser a mais utilizada por passageiros do transporte coletivo da cidade.

Segundo o Seterb, porém, o veículo não estava com capacidade acima do permitido pelo decreto que autorizou a retomada dos ônibus no município. O secretário de Trânsito e Transportes, Lairto Leite, garante que as linhas respeitam o percentual de lotação e que há fiscalização nos seis terminais urbanos da cidade.

— Não tem nenhum passageiro a mais do que a quantidade autorizada pelo veículo. Nossa fiscalização está das 3h30min da madrugada até a meia-noite. É possível, sim, implementar novos ônibus em alguns horários, mas não é uma foto que vai mudar a operação — afirma Lairto.

Infectologista sugere mudança no protocolo

Conforme o Seterb, nesse veículo que foi utilizado pela Linha 10 no horário, cabem 100 pessoas. Com a ocupação máxima de 60%, poderiam entrar simultaneamente 60 pessoas no ônibus.

Para a infectologista Sabrina Sabino, porém, essa situação flagrada por um passageiro traz um potencial impacto, já que a cidade ainda está em pleno enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A médica, que integra a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), sugere que a metodologia seja revista:

— Sugiro que revisem a taxa de ocupação dos ônibus. Isso não pode acontecer, já que estamos em uma pandemia e existe a real necessidade do distanciamento social para conter a disseminação da Covid-19. É preciso orientar o motorista ou o cobrador sobre a ocupação máxima, ou até circular mais ônibus na rua, já que assim teríamos menos pessoas dentro dos veículos — aponta Sabrina Sabino.

Volta dos ônibus ocorreu na segunda-feira

Os ônibus voltaram a circular em Blumenau nesta segunda-feira (15), após quase três meses sem operação. No primeiro dia, o movimento foi de apenas 14% em comparação a um “dia normal”, pré-pandemia. Nesta terça-feira (16), o fluxo de passageiros foi um pouco maior: 18%.

Covid-19 em Blumenau

Blumenau soma seis mortes confirmadas de pacientes que contraíram o novo coronavírus. Todos tinham comorbidades e integravam os grupos de risco. Conforme a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o município tem 1.181 casos confirmados, sendo que desses, 680 são considerados recuperados da doença.