Hospital Beatriz Ramos aguarda credenciamento da UTI há duas semanas

Direção da unidade decidiu abrir cinco leitos por conta própria diante da lotação das unidades de terapia intensiva na região

Por ND+ 21/07/2020 - 10:26 hs

Hospital Beatriz Ramos aguarda credenciamento da UTI há duas semanas
Leitos estão prontos desde o início do mês para receber pacientes

Passado quase um mês desde a chegada dos respiradores ao Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, os 10 leitos de UTI para casos de coronavírus ainda não estão credenciados pelo Ministério da Saúde. O pedido de habilitação, feito pela Secretaria de Estado da Saúde, ocorreu no dia 7 de julho, mas passadas duas semanas ainda não houve retorno.

Com a lotação das UTIs no Vale do Itajaí, a direção do hospital decidiu abrir cinco leitos por conta própria, explica a diretora da unidade, Adriane Ferrari . Uma medida necessária para não deixar a comunidade desassistida por conta da burocracia.

Com isso, a UTI do Beatriz Ramos começou a receber pacientes com a Covid-19, pela rede pública, neste domingo (20). De imediato três vagas foram ocupadas. Ou seja, um dia após a abertura a unidade só tem mais dos leitos disponíveis.

A expectativa é que outros cinco sejam liberados na quarta-feira (23), mas não devem ficar apenas para pacientes de Indaial. Como a regulação é feita pelo governo do Estado, os leitos podem ser ocupados por moradores de toda Santa Catarina.

Qual o problema de não ter credenciamento?

Sem o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, o hospital não recebe dinheiro para ajudar no custeio da internação. Recursos vindos do governo Federal para enfrentamento à pandemia estão sendo usados para dar arcar com os custos enquanto a habilitação não vem.

O prefeito André Moser embarcou para Brasília na manhã desta terça-feira (21). Segundo ele, foi cobrar pessoalmente a resolução da demanda. 

“Montamos a estrutura física para 10 leitos. Já treinamos a equipe. Então no que tange ao município de Indaial e ao Hospital Beatriz Ramos nós estamos OK. Só aguardando, nesse momento, a liberação e a publicação da portaria do Ministério da Saúde”, afirma André.

A montagem da UTI

Nos dias 25 e 26 de junho o hospital de Indaial recebeu 10 respiradores vindos do governo do Estado. A prefeitura comprou os monitores. O custo com pessoal e medicamentos ficou por conta do Beatriz Ramos.