Filme feito em SC entra no ranking dos mais assistidos na Netflix
Produção joinvilense entrou no catálogo na última quarta-feira, dia 22
"Quando o Sol se Põe", filme feito em Joinville e por
joinvilenses, entrou para a lista dos mais assistidos na Netflix nesta semana.
Dois dias depois da estreia na plataforma, ele já estava na quarta posição na
lista dos 10 filmes mais vistos e na oitava posição entre todas as produções da
plataforma.
A expectativa do diretor e da empresa distribuidora é que,
neste sábado (25), ele suba para a terceira posição entre os filmes mais vistos
da Netflix: era uma aposta que os próprios executivos da plataforma analisaram
que seria possível, observando o comportamento de consumo do filme entre
quarta-feira (22), quando entrou no catálogo, e a quantidade de espectadores em
apenas 24 horas.
— Estamos impressionados com a repercussão, mas muito
felizes. É um filme com orçamento de menos de R$ 50 mil competindo com produções
que custaram milhões — analisa o diretor do filme, Fabio Farias.
Fabio abriu o Grupo Red há 17 anos em Joinville e nele
desenvolve atividades para difusão da arte por meio do teatro e do cinema —
sempre com uma pegada na fé e na espiritualidade cristã. "Quando o Sol se
Põe" utilizou equipe técnica e atores do elenco de apoio do grupo que, em
grande parte, trabalharam de forma voluntária na produção.
Jovens estrelas da música cristã, como Priscilla Alcântara
e Filipe Lancaster são os protagonistas da história, que se passa em uma
universidade, com um grupo de estudantes que tem uma banda e que sonham em
conquistar o prêmio de um festival para resolver os problemas financeiros. As
cenas da universidade foram gravadas em uma instituição de ensino de Joinville.
"Um filme para assistir e sair, pelo menos, um
pouquinho mais leve", escreveu o crítico de cinema Matheus Mans, que
colabora com o jornal O Estado de São Paulo, em seu site.
Viralizou nas redes
Fábio acredita que a explicação para o sucesso do filme seja
a “boca a boca", ainda que este esteja sendo realizado virtualmente. O
elenco principal do filme também tem realizado a divulgação nas redes sociais,
mas esta é, basicamente, a única forma de divulgação do trabalho nacionalmente.
— Não tínhamos verba para marketing, mas acho que as pessoas
estão falando umas para as outras sobre o filme. Ele viralizou e tomou uma
proporção gigante — comenta ele.
No dia da estréia do filme no catálogo, a cantora Priscilla
Alcântara postou nas redes sociais que a mãe estava assistindo ao filme
"pela 10ª vez".
"É muito fofo esse filme, foi muito gostoso de
fazer", comentou a jovem, famosa desde a infância como apresentadora do
programa "Bom Dia e Cia" em um de seus Stories.
Os últimos dias também têm provocado uma reviravolta na vida
do diretor. Fábio já havia dirigido outros filmes como "Um Lugar para ser
Feliz", "Nunca é Tarde para Recomeçar" e "As Estrelas me
Mostram Você", mas nada se compara à resposta de "Quando o Sol se
Põe".
— Já tínhamos projetos futuros mas agora as empresas estão voltando o olhar para a gente. Um ator também já me procurou dizendo que gostaria de estar no nosso próximo filme. Estamos vivendo um momento em que todos terão que se reiventar pela falta de incentivo público ao audiovisual e pela crise causada pelo coronavírus, e acho que saímos na frente porque estamos acostumados a trabalhar com baixos orçamentos, usando a criatividade — avalia ele.