Vereadores timboenses reúnem-se para a 23ª Sessão Ordinária de 2020

05/08/2020 - 09:43 hs

Os vereadores da Câmara Municipal de Timbó estiveram reunidos nesta terça-feira, 04, para a realização da 23ª Sessão Ordinária de 2020. Após apresentadas as mensagens recebidas na Casa Legislativa no decorrer da semana, pela ordem de inscrição foram realizados os pronunciamentos pessoais.

Inicialmente, o Vereador Martinho de Souza Filho trouxe a lembrança das celebrações do Agosto Laranja, Lei sancionado por projeto de sua autoria, que visa marcar o referido mês com a realização de ações de conscientização e prevenção às deficiências em nossa cidade. Também salientou a importância da comemoração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, em 5 de agosto, parabenizando os servidores que atuam na área, tendo fundamental e importante atuação na nossa cidade.

Durante o uso do espaço o Vereador Carlos Adriano Krüger discorreu a respeito de resposta recebida ao Pedido de Informação, de sua autoria, quanto ao uso do terreno utilizado pela estação de Tratamento de Água do Samae, que apresentava depósitos inadequados de materiais no local. Em seguida abordou a questão do aluguel das grades de demarcação, ação realizada pela Fundação Municipal de Esportes, para separação de áreas para evitar aglomerações de público na área do complexo esportivo. Na opinião do Vereador recursos que poderiam ser investidos diretamente na aquisição de insumos para o combate ao coronavírus, como equipamentos de proteção e medicamentos. Ainda destacou que as proximidades do ginásio no Complexo é que poderia estar melhor sinalizada para evitar a aproximação de pessoas, antes de realizadas as ações de conserto do telhado do mesmo.

Vereador Haroldo Fiebes iniciou demonstrando imagem da praça Alaíde Cristofolini, elogiando o Executivo pelo atendimento à indicação de sua autoria pela proteção no entorno do playground da praça. Demonstrou fotos da rua Fritz Lorenz, nas proximidades do Frigorífico Gessner, onde há problemas com o término da calçada.  Por ser trecho de muito movimento de trabalhadores, ciclistas e pedestres, fez Pedido de Providencia nº 180/2020, para que seja realizado reparo do passeio público e de um buraco proeminente que há na região. Também citou sua Indicação nº 181/2020, para pavimentação da rua Machado de Assis. Ainda apresentou imagens de ruas no bairro Quintino, em que em vários cruzamentos não existe sinalização de preferencial, placa de Pare ou a denominação de algumas ruas. Realizará Pedido de Providência ao Executivo para viabilizar essa situação das sinalizações verticais das ruas. Finalmente enalteceu as obras da duplicação da BR 470.

Em seu momento de explanação o Vereador Douglas Emanuel Marchetti apresentou vídeo de um timboense destacando que a burocracia da prefeitura quanto à dispensa de medicamentos para tratamento ao coronavírus está dificultando o processo. O Vereador destacou que respeita os protocolos, mas que não é salutar dificultar o processo de liberação dos medicamentos. Pediu mais clareza ao Executivo quanto às informações e dinâmicas em relação aos mesmos para a comunidade. Também abordou a questão do novo Decreto Municipal, comparando que pouco houve de diferença entre uns e outros já publicados. E apelou ao Executivo que quando o faça, que ao divulgar, seja de forma clara e transparente, para que a comunidade entenda imediatamente seu teor. Marchetti ainda parabenizou a campanha Agosto Laranja, para que cada vez mais se trabalhe contra o preconceito e se fortaleça a inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade e parabenizou o Vereador Martinho de Souza Filho que foi autor do Projeto de Lei. Finalizou apontando que recebeu reclamação de contribuintes quanto ao Posto de saúde do bairro Imigrantes, no qual as pessoas quando aguardam a abertura do mesmo, ficam ao relento, sem uma proteção de toldo ou marquise. O Vereador informou que irá propor solicitação ao Executivo para que tome atitude que melhore essas condições na estrutura da unidade.

MATÉRIAS APRESENTADAS / PROTOCOLIZADAS

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0086/2020 – de autoria do Vereador Martinho de Souza Filho - Realização de teste de viga na Rua São Paulo, Bairro das Capitais.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0087/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Informações sobre faixa sanitárias.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0088/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger -   Ponte Pênsil na divisa Timbó com Indaial.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0089/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger -   Projeto de reforma do Complexo Esportivo.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0090/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Serviços para arrendatários.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0179/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes - Instalação de uma faixa elevada de pedestres na Rua Barão do Rio Branco, Bairro Imigrantes, altura do nº 378.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0180/2020 – de autoria do vereador Haroldo Fiebes - Solicitação de obra de correção (fechamento de buraco) no passeio público da Rua Fritz Lorenz, nas imediações do nº 4317,  e/ou notifique o proprietário para fazê-lo. 

INDICAÇÃO nº 0181/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes - Solicitação de Pavimentação da Rua Machado de Assis, Bairro Fritz Lorenz.   

ORDEM DO DIA

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0086/2020 – de autoria do Vereador Martinho de Souza Filho -    Realização de teste de viga na Rua São Paulo, Bairro das Capitais

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0087/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Informações sobre faixa sanitárias.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0088/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Ponte Pênsil na divisa Timbó com Indaial.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0089/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger -   Projeto de reforma do Complexo Esportivo.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0090/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger - Serviços para arrendatários.