Indaial realiza reunião para ações de prevenção a COVID-19

27/11/2020 - 10:20 hs
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, dia 26 de novembro, integrantes do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da COVID-19 no Município de Indaial realizaram uma reunião sobre os novos direcionamentos de prevenção a COVID-19.

Atualmente a cidade já possui 20 mortes, mais de 700 pessoas monitoradas e cerca de 213 em tratamento. O aumento no número de consultas no Centro de Triagem também chama atenção, neste mês de novembro já foram 2.006, comparado com o mês de setembro que foi de 831.

O número da testagem também aumentou, neste mês de novembro já foram realizados 1.565 testes, entre eles rápido, pesquisa antígeno e PCR.

Segundo informações do Secretário de Saúde Alexandre Dalabrida a procura por atendimento no Centro de Triagem cresce a cada dia, e para melhor atender a comunidade, será criado um outro Centro de Atendimento a COVID-19 no Bairro Estados, que auxiliará este que já está em funcionamento ao lado do Sais. O início do atendimento neste segundo local será informado nos próximos dias.

As Unidades de Saúde dos bairros continuarão realizando suas atividades de rotina para atender outras demandas, porém é importante lembrar, que neste momento de pandemia é preciso priorizar situações mais urgentes.

“Apesar de estarmos vivendo um momento difícil de pandemia não podemos esquecer da prevenção das demais doenças. Estamos com baixa na procura pelas vacinas e também no tratamento de pessoas com comorbidades. Vamos direcionar os atendimentos de queixas respiratórias para os Centros de Atendimento a COVID-19 para que possamos atender a demanda da comunidade nas Unidades de Saúde”, disse a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vanessa Cristina Prochnow Di Bernardi.

A colaboração da comunidade neste momento é essencial com as ações de higienização e prevenção. O uso da máscara deve ocorrer em todos os ambientes e evitar a aglomeração de pessoal. Com a mudança na matriz de risco, a cidade passa a voltar a ter algumas restrições que seguem as diretrizes do Governo do Estado.

Na próxima semana, o Prefeito André Moser fará reuniões com entidades, proprietários de comércios, restaurantes, mercados, igrejas, CDL e afins para que se possa encontrar as melhores alternativas de vivenciar novamente esta situação sem a necessidade do fechamento.

As lives orientativas e campanhas de conscientização também serão realizadas para que a comunidade possa tirar dúvidas e acompanhar as ações de prevenção na cidade. As fiscalizações também serão mais intensas para evitar a proliferação da doença.

“É hora de nos unirmos novamente para que cada um possa fazer a sua parte na luta contra o Coronavírus. Vamos respeitar as restrições e realizar as ações de higienização”, disse o Coordenador da Vigilância Sanitária Rogério Brassiani.