E quando um animal de estimação morre. Existe luto?


Quem tem um bichinho de estimação sabe como esses animais são especiais, compartilham de momentos de alegria e também tristezas, tem sua importância comparada à de um membro da família (e para algumas pessoas no fundo são mesmo).

Aqui quando menciono bichinho de estimação quero dizer que nem todas as famílias onde encontramos um animalzinho ele é realmente de estimação, pois “estimar” envolve apreço, cuidado, existe afeto e investimento emocional, no entanto, existem pessoas que tratam animais como coisa.

Mas como a proposta do texto é falar sobre o luto pela perda de um animal de estimação vamos lá!

O luto pela perda de um animal de estimação pode ser percebido como um luto não reconhecido e autorizado. Socialmente é como se sofrer pela morte de um animal fosse algo demasiado “fora do normal”.

É comum que enlutados pet sintam-se sozinhos, se percebam inclusive em um momento de confusão quanto aos seus próprios sentimentos com a perda.

Muitos temem a rejeição social, receiam serem considerados inadequados, frágeis, “fazendo tempestade em copo de água”, afinal, “foi somente um cão, gato, pássaro, etc”; é comum ouvir essas frases totalmente inadequadas, invalidando o luto vivenciado.

Reações como tristeza, falta de energia, choro, alterações no sono ou no apetite, sensação de vazio e solidão são alguns sintomas vividos no processo do luto pelo pet querido que se foi.

Mas como lidar com esses sentimentos? A melhor forma ainda é aceitar e vivenciar esse processo, se permitir sentir, autorizar-se ao luto.

Falar sobre a morte do seu bichinho com familiares ou amigos que você percebe que se importam é algo que pode lhe ajudar neste momento, realizar uma cerimônia de despedida (hoje as pessoas já encontram esse acompanhamento em empresas funerárias especializadas neste atendimento), assistir a um vídeo com fotos de momentos vividos com seu pet podem levar a rememorar todas as alegrias e travessuras registradas e que poderá neste momento ser de alguma forma um acalento para a dor, fazer uma caixa de memórias com pertences do seu bichinho pode auxiliar na elaboração do luto, buscar por grupos de apoio também é uma possibilidade para encontrar um local seguro e compartilhar o sofrimento vivido, caso sinta necessidade não deixe de procurar ajuda profissional.


 Patrícia dos Santos  
Psicóloga no Plano Boa Vida - CRP 12/10686

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, MBA em Gestão de Pessoas, Coach pelo IBC, Formação em Tanatologia pela RNT (Perdas e Luto).

patricia.santos@boavida.com.br