Diferentes lutos diante de uma mesma morte

Por Plano Boa Vida 13/01/2021 - 11:03 hs

“Queria ter aceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração...” (Epitáfio – Titãs)

É com esse trecho da música dos Titãs que quero iniciar uma breve reflexão sobre as diferentes formas de vivenciar o processo de luto. Desde o nascimento somos arrebatados por diferentes perdas, no entanto, a morte é considerada a mais desorganizadora.

Há estudos que comprovam que a morte de uma pessoa deixa no mínimo quatro pessoas em situação de luto. Podemos definir luto como um conjunto de respostas (interna e externa) a uma perda irrevogável. É uma experiência pessoal e única.

Ainda que a perda seja da mesma pessoa, observamos que a reação de cada familiar se dá de maneira diferente entre si; cada indivíduo possui seus próprios recursos internos para expressar dor e sofrimento, para dar vazão as emoções e expressar sentimentos.

No entanto, essas diferenças são ocasionadoras de muita angústia entre os familiares; por vezes geram até mesmo conflitos. Um dos motivos de conflito em decorrência de uma morte na família, se dá, pelo fato de que o senso comum estigmatiza aquele que não chora, ou seja, se não chora é porque não está triste ou tocado pela perda, não está sofrendo!

Esta afirmação, além de não ser verdadeira, gera muita culpa naqueles que não conseguem expor seu pesar e sofrimento pela morte de uma pessoa querida de uma forma visível e “esperada” pelos outros.

Para o bem estar psicológico é importante que cada pessoa encontre a sua melhor forma de dar vazão a dor da perda, os canais de expressão nem sempre serão os mesmos, pois, assim como encontramos no trecho da música Epitáfio, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração...

“A dor do luto é preço que se paga pelo amor e pelo compromisso.” (Parker)


Colaborou Patrícia dos Santos

Psicóloga do Boa Vida, Especialista em Gestão de Pessoas, Formação em Tanatologia, Formação em Terapia Cognitivo Comportamental.

Referências:

• SOUZA, T. R. C; Morte e Luto: Desafios para os Profissionais de Saúde. 
• Uma morte, diferentes Lutos. Disponível em centromaieutica.com.br