Usuários devem evitar unidades de saúde para consultas de rotina

03/03/2021 - 09:17 hs

Com o aumento dos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Indaial tem priorizado os atendimentos disponibilizados nas Unidades. Neste momento, os usuários devem evitar procurar a rede para consultas e solicitação de exames de rotina.

As equipes nos bairros estão concentradas em atender pré-natal, crianças de zero a seis meses (puericultura), pacientes com doenças crônicas não transmissíveis que apresentam descompensação do quadro ou passaram por atendimento médico há mais de 120 dias e usuários com sintomas respiratórios.

As Unidades funcionam nas segundas, terças, quintas e sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na quarta, das 8h às 12h e das 13h às 15h (após este horário acontece reunião de equipe).

Os atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios são realizados prioritariamente de segunda a sexta, das 8h às 12. No período da tarde acontecem os demais serviços de pré-natal, puericultura e monitoramento de usuários hipertensos, diabéticos, com problemas relacionados à tireoide, doenças endocrinometabólicas e reumatológicas, por exemplo.

As visitas domiciliares também serão avaliadas com cautela, visando não expor os pacientes a riscos desnecessários, dessa forma serão priorizadas as visitas a usuários com real necessidade. As vacinas continuam sendo administradas conforme calendário. Os testes rápidos de hepatites b e c, sífilis e HIV, assim como a coleta de exame citopatológico de colo de útero (preventivo), também estão disponíveis e podem ser realizados mediante agendamento.

“Estamos com uma demanda cada vez maior de pacientes que buscam as Unidades para realizar consultas de rotina. Entretanto as equipes não estão conseguindo absorver esse serviço, ainda mais agora com o número de atendimentos aos sintomáticos respiratórios aumentando. O momento ainda é de cautela e prevenção”, pede o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.