Comarca de Timbó celebra aniversário no mês de março

04/03/2021 - 09:31 hs

Neste mês cinco comarcas catarinenses comemoram a data de instalação e também de história em suas respectivas cidades. Orleans e Criciúma, no sul do Estado, Timbó e Brusque, no Vale do Itajaí, e Anchieta, no Oeste.

Algumas passaram por reformas recentemente, outra ganhará casa nova em breve. Das mais jovens às centenárias, as comarcas são responsáveis pelo atendimento dos jurisdicionados nas demandas de primeiro grau e exercem um importante papel dentro do Poder Judiciário catarinense.

Timbó

No dia 15 de março a comarca de Timbó comemora seu 77º aniversário. Com população estimada em 44,9 mil habitantes, o prédio do fórum leva o nome do desembargador Arno Pedro Hoeschel e está localizado no centro de Timbó. Após 44 anos da inauguração da atual estrutura, a comarca terá uma nova sede.


Iniciada no ano de 2018, a obra do novo prédio tem previsão de conclusão para novembro de 2021. A edificação incorpora conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e segurança em seus 6 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em quatro pavimentos e com capacidade inicial para abrigar cinco varas. Até o final de janeiro de 2021 foi executado o total de 57,90% dos serviços contratados.

Além da cidade-sede, a comarca atende às demandas dos municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio do Cedro. Atualmente três magistrados atuam na 1ª e 2ª Vara Cível e na Vara Criminal, que juntas possuem 18.780 processos em andamento. A comarca de Timbó conta com uma equipe de 36 servidores, incluindo comissionados e policial militar do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP), 12 estagiários e voluntários e oito terceirizados.