Governo de SC muda prazo de intervalo de aplicação da vacina Coronavac

Pesquisa recente apontou que eficácia do imunizante aumenta com prazo maior

Por RCN 20/04/2021 - 10:06 hs
Foto: Cristiano Andujar/PMF

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota técnica nesta segunda-feira (19) orientando que as prefeituras alterem o prazo de intervalo entre as doses da vacina Coronavac.

A nota foi publicada após estudo do próprio Instituto Butantan que indicou que a eficiência da vacina aumenta com o intervalo de 28 dias entre as aplicações - antes eram recomendados 21 dias. A recomendação está na bula da vacina.

A mudança levou em consideração também a quantidade de vacinas do laboratório Sinovac/Butantan que tem sido encaminhada ao estado pelo Ministério da Saúde nas últimas semanas.

"Com essa padronização, vamos conseguir otimizar a vacinação dos grupos prioritários e garantir que todos sejam imunizados dentro do período recomendado para a finalização do esquema vacinal", disse o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Brancher Fuck.

Eficácia

A eficácia geral encontrada para a Coronavac é de 50,7% segundo os primeiros estudos. Se o intervalo entre as doses for maior que 21 dias, o percentual sobe para 62,3%, diz o Instituto Butantan. Os resultados foram apresentados na semana passada. 

Outros dados do estudo, também já divulgados, mostram que a eficácia da CoronaVac para prevenir casos graves de Covid-19 é maior, de 87,3%.