Cuidados da pele durante o inverno

Por Verità Care 19/07/2021 - 17:19 hs

No inverno, as temperaturas baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca.

Nesta época, é comum banhos mais quentes, e com isto provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas.

Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.

Alimentação adequada

O ideal é consumir alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

A hidratação de dentro para fora é de extrema importância. Uma dica para as pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso

Procedimentos Estéticos

O inverno é a época propícia para realizar alguns tratamentos estéticos que requerem que evitemos a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser, rejuvenescimentos, em especial o controle no melasma.

Doenças de Inverno

Durante o inverno, algumas doenças podem aparecer por causa do ressecamento da pele. Entre elas, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.

Dicas para manter a pele hidratada:

• Beber no mínimo dois litros de água por dia;
• Consumir alimento ricos em minerais e vitamina C;
• Evitar banhos muito quentes;
• Usar o hidratante logo após o banho e cuidar para que mesmo seja de acordo com o seu tipo de pele;
• Os lábios também precisam de uma atenção especial e muita hidratação;
• Usar filtro solar diariamente.

Por 👉 Wilma Salvi (Executiva Nacional, responsável pelo Método WS na Rede Verità Care)