Indaial intensifica coleta de pneus no combate à dengue

19/10/2021 - 15:06 hs

No mês de outubro, com as fortes chuvas das últimas semanas, Indaial vem intensificando as medidas de combate à dengue em parceria com o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), que reforça a campanha “Penso, Logo Destino”, criada com a finalidade de promover o descarte correto de resíduos sólidos.

No Município, o Programa de Controle da Dengue está incentivando a coleta de pneus para evitar pontos que acumulem água e contribuam para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do vírus da zika, da febre chikungunya e da febre amarela.

Os pneus possuem uma rugosidade que facilita o depósito do ovo pelo mosquito, acumulando e aquecendo a água devido à cor escura. Dessa forma, são capazes de armazenar milhões de larvas, tornando-se grandes focos de reprodução.

Em Indaial, o descarte desse material pode ser feito na Oficina da Secretaria de Obras, na rua Ribeirão das Pedras, bairro Estrada das Areias, próximo ao Parque Municipal Jorge Hardt. O recebimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. Caso o munícipe não tenha condições de entregar o pneu no local mencionado, é possível solicitar que a coleta seja feita em sua própria residência ou estabelecimento, realizando o agendamento com o Programa de Controle da Dengue através do telefone (47) 3317-2110.

Indaial foi incluída na lista dos municípios catarinenses infestados pelo mosquito neste ano, pela primeira vez, e apresenta o Programa de Controle da Dengue que auxilia com medidas de prevenção da doença. No último ano (2020) foram recolhidos 21.390 kg de pneus, enquanto que, em 2021, já foram coletados 12.119 kg. O maior índice de descarte ocorreu em 2019, com 34.142 kg de pneus recolhidos.

Os materiais armazenados pelo Programa de Controle da Dengue são coletados, sem custo algum para o Município, por uma empresa especializada no tratamento de resíduos.

“A coleta do material acontece durante o ano inteiro, uma vez que o descarte de pneus, ao ser feito de maneira adequada, impede que esses objetos se tornem criadouros do Aedes aegypti. Com as chuvas, a água fica parada nesses locais, e essa é uma de nossas maiores preocupações. Por isso, com o apoio da população, buscamos evitar a proliferação do mosquito na cidade, protegendo, assim, a comunidade como um todo”, ressalta a coordenadora do Programa, Aline Machado dos Santos.