Nutricionista da Secretaria de Educação realiza palestra na EBM Leopoldo Simão

21/10/2021 - 11:28 hs

Na última sexta-feira, 15 de outubro, a nutricionista da Secretaria de Educação, Andressa Menezes da Silva Nascimento, realizou uma palestra com as turmas do 6º ao 9º ano da EBM Leopoldo Simão. A conversa abordou o tema “Alimentação Saudável” e teve como intuito conscientizar os alunos sobre a importância de refeições adequadas, além de alertar a respeito das consequências causadas pelo consumo de alimentos prejudiciais à saúde.

A palestra contou ainda com a participação da estagiária do oitavo período de Nutrição, Daniela Falchetti Samulewski, que mencionou questões voltadas a dietas restritivas e seus perigos para a saúde, transtornos alimentares (como anorexia e bulimia nervosa) e a relação desses fatores com a autoestima dos adolescentes.

“A alimentação saudável auxilia na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. A adolescência, por sua vez, é um período de rápido crescimento que requer grandes quantidades de nutrientes. Se eu conseguir plantar a semente da importância da alimentação saudável neles considero a missão cumprida, pois uma pequena mudança já faz diferença, principalmente se for constante”, comenta a nutricionista Andressa.

Ao fim da palestra, foram enviados aos pais dos alunos dois e-books sobre os temas discutidos durante a conversa, incluindo um arquivo com sugestões de receitas saudáveis e de fácil preparo.

“A participação dos pais nesse processo é essencial para que eles acompanhem a alimentação de seus filhos e incentivem o consumo de refeições saudáveis. É muito importante que haja esse envolvimento, pois o apoio de pessoas de confiança também é fundamental nesta fase da adolescência”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.