Consultas de enfermagem garantem agilidade na Atenção Básica de Timbó

17/11/2021 - 09:00 hs

As consultas no atendimento da Atenção Básica no município de Timbó são bastante ágeis, destaca a enfermeira Adriana Bloedorn, coordenadora da atenção básica. Ela explica que a razão para isso são as consultas de enfermagem realizadas pelos profissionais habilitados nas Unidades Básicas de Saúde.

Segundo Adriana, estas consultas de enfermagem são orientadas pelo Protocolo de Enfermagem do município de Timbó, que segue as orientações da Lei Federal nº 7.498/1986, que regulamenta as atividades profissionais do enfermeiro, e a Resolução 195/1997 que regulamenta a solicitação de exames de rotina e outros complementares.

Os profissionais de enfermagem do município passam por capacitações regularmente a respeito deste protocolo. O que garante cada vez mais um atendimento atencioso, qualificado e com menos filas para Timbó.

De acordo com a enfermeira Fernanda Vicente Dalpiaz, da Unidade de Saúde do Bairro Pomeranos, quando o paciente chega numa Unidade de Saúde ele é acolhido pela equipe de enfermagem, que realiza a avaliação de suas demandas. “É realizada uma conversa inicial com o paciente e analisada a situação, se é uma demanda para consulta médica ou com o enfermeiro, que pode realizar os encaminhamentos necessários, dentro do protocolo de Saúde, que é organizado para tal”.

Várias prescrições de tratamentos, de exames e de medicamentos são feitas diretamente com os enfermeiros. A sua formação profissional o capacita para ter um olhar integral sobre o paciente.

Vale destacar ainda que a consulta de enfermagem não tem a missão de substituir uma consulta médica, mas é preciso entender que cada uma tem a sua função e importância, atuando em diferentes frentes, cooperando, ambas, para uma saúde pública com mais eficiência e qualidade.