Laboratório Municipal de Indaial conquista desempenho “Excelente” na avaliação anual do Programa Nacional de Controle de Qualidade

24/11/2021 - 11:31 hs

O Laboratório Municipal da Secretaria de Saúde de Indaial recebeu, mais uma vez, a avaliação de desempenho “Excelente” nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência junto ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), referente ao período de outubro de 2020 a setembro de 2021.

A avaliação faz parte do controle externo de qualidade realizado no Laboratório Municipal de Indaial e é um instrumento muito importante para apurar a qualidade e a exatidão dos processos analíticos desenvolvidos. Seguidamente, o Laboratório Municipal também vem obtendo resultados excelentes nas avaliações anuais de ensaios de proficiência.

No local, são realizados aproximadamente 70 tipos de exames laboratoriais. Durante o período referente à avaliação (1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021), foram efetuados um total de 131.289 exames, atendendo 29.970 usuários, conforme dados fornecidos pelo Sistema de Informação Laboratorial.

“O resultado obtido é fruto de um grande trabalho em equipe. É um motivo de muito orgulho. O processo de trabalho desenvolvido no Laboratório Municipal de Indaial visa a excelência e é pautado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, comenta Wilson Pedro Sampaio Júnior, coordenador do Laboratório Municipal e responsável técnico.