Parlamento Jovem discute sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas

20/04/2022 - 09:45 hs

Na Sessão Ordinária da última quinta-feira(14) do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Timbó, os Vereadores Jovens receberam na Tribuna o Advogado e Professor Dr. Marco Antônio André, ex - Presidente da COMISSAO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB de Santa Catarina. 

Membro também da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil ambas da OAB de Santa Catarina. 


Marco teve como maior objetivo explanar sobre a importância da Lei N° 10.639/03 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a qual inclui no currículo da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas.

Além dos Vereadores Jovens estiveram presentes também os Vereadores da 19ª Legislatura, Flávio Germano Buzzi e Rubens Borchardt. O Plenário recebeu ainda os alunos das Escolas Municipais Tiroleses, Professor Nestor Margarida, Erwin Prade e da Escola Estadual Professor Juvenal Cardoso Zanella.

Para o advogado é importante que esta discussão esteja presente diariamente não somente nas escolas, mas também nos lares, nos grupos sociais, no trabalho, porque quanto mais discutirmos, mais conhecimento é gerado, e através destas discussões mais pessoas ficam conhecendo a verdadeira história do negro no Brasil. 


Quando questionado por um vereador jovem, se ele acredita que um dia o preconceito será vencido, o advogado responde que “olhar para vocês é uma esperança, olhar para Timbó é uma esperança, então sim, acredito que é um trabalho de conscientização, e aos poucos vamos mudando essa cultura”.  

Marco Antônio ainda reforçou a importância de se ter mais negros no cenário da política.” Eu ainda creio que vou conseguir ver um presidente negro, é possível, porque os tempos são outros”. Por esse motivo segundo ele, o Projeto de Lei do Vereador Jovem João Pedro Santos Schroeder, que institui a campanha Semana da Consciência Negra, no âmbito do Município de Timbó, é fundamental para o progresso da luta contra o racismo e o preconceito. Tal projeto foi votado ao final desta Sessão e aprovado por unanimidade pelos Vereadores Jovens. 

O projeto segue agora para tramitação nas comissões da 19ª Legislatura.