Ponte Hercílio Luz completa 96 anos com programação especial

13/05/2022 - 09:20 hs

A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal e patrimônio dos catarinenses e do Brasil, completa 96 anos nesta sexta-feira, 13. Para comemorar a data, às 10h30 começa uma programação especial. Quem passar pela cabeceira insular da estrutura poderá conferir o espetáculo da Camerata Florianópolis Tributo à Música Popular Brasileira, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca. 

O governador Carlos Moisés lançará o edital para a iluminação cênica da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e o continente. A programação é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

Alteração no trânsito

O trânsito de veículos no local será desviado a partir das 8h, em razão das comemorações do aniversário e para que a população possa aproveitar melhor o evento. A travessia entre Ilha e Continente será feita apenas pelas pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.


Assim sendo, a Rua Jorn. Assis Chateaubriand e a Alameda Adolfo Konder, na região do Parque da Luz, ficarão fechadas para veículos. Também haverá bloqueio no acesso da cabeceira continental.

É importante destacar, ainda, que as linhas de ônibus terão outro trajeto, passando pelas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo.

Conexão

A Ponte Hercílio Luz é conhecida por ser a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal do mundo, com 821 metros de comprimento, 74 metros de altura e cerca de 5 mil toneladas de aço. Foi inaugurada em 13 de maio de 1926, quatro anos depois de começar a ser construída, em 1922.

Depois de 28 anos fechada, a Ponte Hercílio Luz foi reaberta e teve seu reencontro com os catarinenses no dia 30 de dezembro de 2019. O cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.

:: Informações, notícias e fotos sobre a Ponte Hercílio Luz estão disponíveis neste link

Histórico resumido da ponte

1922 - Iniciam-se as obras para a construção da Ponte Independência, a primeira ligação entre a ilha e o continente.

1926 - É inaugurada a ponte Hercílio Luz. Ela ganhou este nome em homenagem ao então governador de Santa Catarina, Hercílio Luz, responsável pela construção da ponte. 

1982 - Devido às condições precárias e à deterioração das barras de olhal, a Ponte Hercílio Luz é interditada totalmente.

1988 - A ponte é reaberta parcialmente (somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motos e veículos de tração animal).

1991 - Interdição total - A ponte é novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. O piso asfáltico do vão central é retirado, aliviando 400 toneladas de peso. A interdição dura até 2019.

2019 - Reencontro com os catarinenses - No dia 30 de dezembro de 2019, o cartão-postal revitalizou a conexão entre ilha e continente e já faz parte do dia a dia de Florianópolis.