Demuttin promoveu evento sobre Autismo em parceria com a Polícia Militar

Por Roman Raiter 27/07/2022 - 10:33 hs

A Prefeitura, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demuttin), promoveu nesta terça, 26, no auditório da Associação Empresarial de Indaial (Acidi), um evento gratuito em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina relacionado à temática do Autismo. 

Participaram do encontro servidores públicos, vereadores, representantes da PM, entidades, profissionais envolvidos no atendimento a pessoas com TEA, usuários autistas e seus familiares, além de amigos da causa autista. 

O evento teve início com o pronunciamento de autoridades, entre elas o tenente-coronel Mário Elias, comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar em Indaial; o secretário de Planejamento, Fabiano dos Santos; a vereadora Fernanda dos Santos, representando a Câmara Municipal; e o prefeito de Indaial, André Moser. 

Na sequência, como primeira palestrante do encontro, discursou Ana Paula Muller, coordenadora da Clínica de Apoio e presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) Blumenau, que atua na microrregião no diagnóstico e tratamento do autismo de crianças em situações vulneráveis. Ana é fonoaudióloga, especialista em Autismo, com pós-graduação em Educação Infantil e Séries Iniciais e Análise do Comportamento. 

Representantes da PM, que também são pais de crianças autistas e grandes colaboradores da causa, deram seus depoimentos sobre identificação e atendimento de pessoas com Transtorno de Espectro Autista. Nesse momento, participaram o tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, chefe do Estado Maior do 7º Comando Regional da Polícia Militar em Blumenau e vice-presidente da AMA Blumenau, e o major Pablo David Henden, comandante da 2ª Companhia do 32º Batalhão da PM em Timbó. 

O evento finalizou com a apresentação de uma canção em formato de vídeo de Anna Banteli, filha de Ana Paula Banteli, psicopedagoga no Município e intérprete educacional na Uniasselvi.

“Nosso objetivo com este evento foi capacitar os profissionais presentes em suas diversas áreas de atuação que trabalham com usuários autistas, buscando compreender a existência de pessoas nessas condições, às quais necessitam de um atendimento especializado e não discriminatório. Assim, unidos no mesmo propósito, podemos melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos”, pontuou a diretora de Trânsito de Indaial, Sheila Almeida. 

Com o apoio do Sicoob, um café foi disponibilizado aos participantes no encontro.