Assuntos que são considerados tabu

Por Plano Boa Vida 28/07/2022 - 09:55 hs

“Existem alguns temas considerados pesados demais para serem conversados" disse o Zé Ninguém da literatura nenhuma.

Sábia é a família que com muita coragem conversa com seus filhos sobre sexualidade, finitude e drogas por exemplo.

Para algumas pessoas o simples fato de dizer: bom tarde já é uma dificuldade do dia a dia, ainda mais falar de temas mais pesados. Mas se existe dificuldades em dialogar e se a pessoa se incomoda com isso, a mesma pode procurar o autoconhecimento e de certa forma ajuda se for necessário para falar sobre determinados temas.

Um assunto que precisamos levar para as famílias, escolas e comunidade é sobre a morte e finitude.

Acredito que falar sobre não vai chamar a morte ou antecipá-la...

Ao conversar podemos iniciar o diálogo sobre a vida, os objetivos a serem alcançados e como estamos vivendo o dia a dia. E ao abordar o assunto sobre a finitude, podemos conversar sobre doação de órgãos, sobre se caso acontecer algo como a família deve proceder (velório, sepultamento, cremação).

Até mesmo as vezes alguém tem um familiar internado e existem coisas que conversando antes conseguem tomar algumas atitudes mais racionais.

Caso você não se sinta à vontade veja se tem algum amigo, alguém que consiga intermediar esse diálogo e caso a pessoa tenha um plano de assistência funerária, dê uma ligada para o plano para saber da cobertura.

Embora sabemos o quanto é desafiador para algumas pessoas se comunicar, sobre qualquer assunto, em relação a morte quando não está com a emoção a flor da pele e sim com o racional mais conectado, existem situações que ficam menos pesadas para se resolver.

Alguns clientes do Plano Boa Vida, nos ligam para saber a cobertura do plano mesmo antes de acontecer algo. Explicamos que é muito importante para a família saber os direitos e procedimentos a serem tomados. A exemplo sobre qual roupa será colocada na pessoa, onde pretendem fazer o velório, sepultamento ou se será cremação.

De forma acolhedora, pontual passamos a orientação para família e explicamos que não há nada de mal em nos perguntar. Afinal o Plano Boa Vida é um plano familiar de assistência funerária completo, conceituado por sua competência e está há mais de 23 anos atendendo as famílias do Vale do Itajaí. 

 

Escrito por Tássia Hostin de Deus
Coordenadora do Serviço Social do Plano Boa Vida

E-mail: servicosocial@boavida.com.br