Indaial inicia protocolo vacinal de bugios contra a Febre Amarela

Por Roman Raiter 29/07/2022 - 09:56 hs

Entre os dias 4 e 8 de julho, o Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial (Cepesbi) deu início ao protocolo vacinal dos bugios contra a Febre Amarela. Trata-se de uma pesquisa que está sendo desenvolvida nos últimos dois anos em razão dos inúmeros óbitos de Alouatta guariba em todo o território catarinense e demais estados.

A vacina nos animais foi igual a que é utilizada em humanos, porém fracionada. 40 bugios do Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial receberam a imunização, momento esse em que a equipe aproveitou para fazer exame clínico e coleta de sangue e outras amostras biológicas. Também fazem parte da pesquisa em Santa Catarina outros 24 bugios vacinados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Florianópolis. 

“Esse é um protocolo bem novo. Entre os dias 8 e 11 de agosto será realizada nova captura dos macacos em cativeiro para analisar se houve soroconversão. Estamos na torcida para que dê certo, afinal os primatas são mais sensíveis aos efeitos da Febre Amarela”, explica a médica veterinária do Projeto Bugio, Nathana Marina Diska. 

O Projeto Bugio, desenvolvido no Cepesbi, é mantido por meio de um convênio entre a Prefeitura de Indaial e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). No local são desenvolvidas atividades de pesquisa, educação ambiental e estudos de comportamento do bugio, além de cuidados aos animais que sofrem algum tipo de dano como choque elétrico, atropelamento, ataques por cães, entre outros. O Projeto funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua Rio de Janeiro, 401, bairro Estados, porém não é aberto ao público.