Crianças da UEI Hilário Buzzarello visitam propriedade de agricultor

Por Roman Raiter 12/08/2022 - 10:20 hs

Nessa segunda-feira, 8 de agosto, as professoras Suele e Daniela, responsáveis pelas turmas de 5 anos II e V da Unidade de Educação Infantil Hilário Buzzarello, realizaram um passeio com as crianças até o Viveiro Florestal Souza, propriedade situada no bairro Estrada das Areias e pertencente à família do agricultor Flávio Souza, de Indaial.

A visita foi uma das propostas do Projeto Horta, desenvolvido na UEI. Assim, após plantarem morangos na Unidade, as turmas conheceram a propriedade do seu Flávio para entenderem melhor sobre o plantio, manejo e colheita do alimento.

A extensionista rural da Epagri, engenheira Agrônoma Danielle Danielewski, também acompanhou a visita e esclareceu dúvidas relacionadas ao assunto. Além disso, as nutricionistas da Secretaria de Educação compartilharam com os pais das crianças, via WhatsApp, um material gráfico a respeito dos benefícios nutricionais do morango.

Seu Flávio trabalhou na roça até os 17 anos, momento em que decidiu mudar de atividade e trabalhar na indústria. Contudo, após 14 anos atuando em outra área, ele resolveu voltar às suas origens e se tornar agricultor. Flávio iniciou seu negócio com um viveiro de mudas e, posteriormente, migrou para os alimentos, com foco em cultivo hidropônico de folhosas e temperos, além de produção de morangos. Desde 2019, o agricultor familiar fornece para a Alimentação Escolar de Indaial morango, alface crespa, rúcula, agrião, salsinha e cebolinha.

Em 2022, 29 agricultores de Indaial entraram para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A compra de alimentos oriundos da agricultura familiar contribui para a oferta de uma alimentação saudável e adequada aos alunos, respeitando a cultura local e formando hábitos saudáveis, além de ser uma forma de gerar renda para a região com produtos de qualidade.

Ainda a participação dos agricultores familiares em processos pedagógicos com os estudantes é uma recomendação do Fundo Nacional de Educação Alimentar e Nutricional, incentivada também pela Secretaria de Educação e Secretaria de Agricultura do Município, pois gera valorização e a promoção da troca de saberes. 

“É muito importante promover esse contato com os produtores, pois possibilita que os estudantes também conheçam a realidade desses profissionais que tanto auxiliam na oferta de uma alimentação de qualidade na rede municipal de ensino. Assim, diversas ações relacionadas à alimentação saudável estão sendo realizadas no âmbito escolar, permitindo que o assunto permaneça presente no dia a dia das crianças”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.