Cedup confirma: novas turmas irão abrir

Aulas vão iniciar neste mês de julho para os novos alunos que efetuarem sua matrícula

Por Aline Brehmer 06/07/2018 - 08:56 hs
Foto: Rosane Felthaus
Cedup confirma: novas turmas irão abrir
Após reunião em Florianópolis entre os diretores dos Cedups e secretária da SED, ficou definido que

A diretora do Centro de Educação Profissional (Cedup) de Timbó, Rafaela Alessandra Schneider Hinsching, informou na tarde de ontem, dia 5, que as matrículas serão mantidas e que novos cursos irão abrir na instituição de ensino.

A novidade foi anunciada após uma reunião que aconteceu nessa quinta-feira, em Florianópolis, junto à secretária de Educação de Santa Catarina, Simone Schramm, e os diretores dos 18 Cedups de todo o estado.

“O objetivo foi organizar o segundo semestre letivo deste ano. Diante da exposição de motivos favoráveis por parte dos diretores de cada Centro sobre a importância e manutenção do ensino profissional, obtivemos o parecer favorável quanto à abertura de novas turmas, desde que as mesmas atinjam o número mínimo de 25 inscritos e que não haja evasão escolar, já que para 2019 a previsão é que o ciclo de matrícula possa se tornar anual e não mais semestral, conforme a demanda de cada curso”, explica Rafaela.

Impacto do Cedup em SC

A diretora diz que foi enfatizada a importância dos cursos do Cedup no estado devido ao seu grande impacto frente ao desenvolvimento da educação e do mercado de trabalho.

“Nos foi explicado que o grupo gestor da Secretaria de Educação (Sed) está preocupado em honrar a folha de pagamento dos servidores e, por isso, a cautela na contenção de gastos”, esclarece Rafaela.

Segundo ela, foi solicitado aos diretores dos Cedups que seja feita uma análise real para a abertura de novas turmas no segundo semestre deste ano, contanto que haja viabilidade para isso e, ao mesmo tempo, menos impacto na folha.

“Acredito que o principal no momento os alunos entenderem, hoje e sempre, a importância do curso profissional como um verdadeiro divisor de águas na vida profissional e pessoal também. É preciso ter a persistência em superar quaisquer obstáculos ao longo do caminho e não desistir”, aconselha Rafaela.

Aulas para as novas turmas iniciam neste mês

Rafaela reforça que essa permanência nos cursos técnicos, assim como o foco na manutenção dos mesmos, fortalece a argumentação dada pelos diretores ontem ao Governo do Estado.

“Precisamos do apoio de nossos alunos, que merecem todo o respeito, ainda mais por serem colaboradores das indústrias em nosso município e também na região”, destaca a diretora.

Na semana passada, foi encaminhado pelo Estado aos Cedups o Ofício Circular 215/18, no qual constava que não seria mais autorizada a abertura de novas turmas nos centro de ensino, decisão que gerou preocupação mas, em resultado à união dos diretores dos Cedups, foi resolvida.