Celesc convoca clientes para atualizar cadastros
Usuários com dados atualizados têm acesso a serviços como o App Celesc e a Agência Eletrônica, além de poderem solicitar o envio de faturas por e-mail
Usuários com dados atualizados têm acesso a serviços como o App Celesc e a Agência Eletrônica, além de poderem solicitar o envio de faturas por e-mail
Visando a garantir o acesso de seus serviços para o maior número possível de pessoas, a Celesc chama seus clientes para atualizarem seus cadastros junto à empresa.
Usuários
com dados em dia têm acesso garantido a ferramentas importantes, como o app da
Celesc e a Agência Eletrônica, além de receberem informações sobre falta de
energia e sobre débitos.
Atualmente, cerca
de 40 mil clientes estão com seus dados defasados junto à Celesc. Sem a
atualização, esse grupo não tem a possibilidade, por exemplo, de solicitar o envio das faturas de
energia por e-mail.
O processo para
atualizar os dados junto à Celesc é simples: no caso de pessoa física, basta
comparecer à loja de atendimento presencial mais próxima munido de documento
oficial com foto e CPF, e informar endereço eletrônico (e-mail) e número de
telefone.
Em geral, clientes
pessoas jurídicas precisam apresentar CNPJ, RG e CPF do representante legal.
Porém, há particularidades de acordo com o modelo da entidade.
Caso a empresa seja
de natureza Ltda., é necessário levar também a última alteração do contrato
social, se consolidado (se não for consolidado, deverá apresentar o contrato
social e as alterações existentes). O contrato é aceito tanto na via original
quanto na cópia autenticada ou cópia impressa contendo o certificado timbrado
da Jucesc.
Empresários
individuais devem apresentar o formulário de registro da empresa, enquanto que
para associações, condomínios e Sociedades Anônimas (AS) é exigida a ata com
eleição da última diretoria (no caso de síndico de condomínio, a ata da
assembleia que o nomeou).
Por fim, um
procurador precisa apresentar procuração pública ou procuração administrativa.
Deve, também, estar munido de documento oficial com foto e CPF em cópia
autenticada, ou documentos originais do outorgante e do procurador.
Segundo o gerente
do Departamento de Atendimento ao Cliente da Celesc, Mateus Silva Nascimento,na
maioria das situações, a atualização é efetuada na hora. “O consumidor já sai
da loja com o cadastro atualizado. Porém, em poucos casos, poderá ocorrer a
abertura de uma solicitação para conferência das informações prestadas”,
explica.
O gerente ressalta
que a cada atendimento em loja ou via call center também são feitas
atualizações por meio da confirmação de dados. Dessa forma, o número de
cadastros realizados ou atualizados diariamente chega a 5 mil.
“As atualizações
que a gente mais precisa, são das pessoas que estão sem CPF ou CNPJ, com
ligações muito antigas, chegam a 40 mil. Precisamos que essas pessoas procurem
a Celesc para que possam continuar acessando os canais digitais e receber as
faturas com seus dados corretos”, reforça.
Para saber se seu
cadastro está atualizado, basta procurar uma das 259 lojas de atendimento
presencial da Celesc ou fazer uma consulta por meio do telefone 0800 048 0120.
“Outra forma é verificar na própria fatura de energia se os dados estão
corretos e se conta com o CPF ou CNPJ do titular”, comenta Mateus.
Faturas via boleto
Um dos benefícios
que apenas os clientes com cadastro atualizado podem aproveitar é o recebimento
das faturas de energia no formato de boleto bancário. O serviço foi
implementado aos poucos aos clientes da Celesc ao longo deste ano e, desde o
dia 1º de outubro, contempla todos os municípios atendidos pela empresa em
Santa Catarina.
A novidade permite
que o pagamento da conta seja efetuado em qualquer instituição bancária, casa
lotérica, internet banking, aplicativos de bancos, caixa eletrônico, banco
digital e correspondente bancário. O sistema também impede que haja pagamento
realizado em duplicidade.
Com a mudança, ao realizar o pagamento da fatura no caixa eletrônico, internet banking, aplicativos e casas lotéricas, o cliente deve escolher a opção boleto bancário e/ou de cobrança, e não mais pagamento de luz, água, telefone. Caso seja selecionada a opção para ler o código de barras, o pagamento será processado normalmente.
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