SC é o quarto estado do Brasil que mais reduziu o desmatamento
O governador considera estratégica a melhora dos indicadores ambientais para a inserção do estado no mercado global no longo prazo
O governador considera estratégica a melhora dos indicadores ambientais para a inserção do estado no mercado global no longo prazo
A participação de Santa Catarina na COP 27, no Egito, levou ao mundo um dado positivo: o estado é o quarto do Brasil que mais reduziu as taxas de desmatamento, revertendo um quadro que era negativo até poucos anos atrás.
O governador catarinense, Carlos Moisés, considera estratégica a melhora
dos indicadores ambientais para a inserção do estado no mercado global no longo
prazo.
De 2020 para 2021, a área desmatada por ano em SC reduziu 15%, de 1.747 hectares para 1.489, enquanto 20 estados brasileiros tiveram aumento. “Nossos dados são do MapBiomas, um programa nacional que faz monitoramento dos principais biomas do Brasil.
Em períodos recentes tivemos o
destaque do nosso estado era bastante negativo. No último relatório, ficamos
entre os quatro que mais reduziram o desmatamento”, detalha o secretário
Executivo do Meio Ambiente, Leonardo Porto Ferreira, que integra a comitiva
catarinense na COP 27.
Na avaliação do secretário, a melhora é resultado direto da forma como o Governo do Estado passou a integrar mais os principais órgãos ambientais, com a Polícia Militar Ambiental na fiscalização e educação, o IMA na fiscalização e no licenciamento e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, criada em 2019, na formatação de políticas públicas.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
ROMAN RAITER - JUSTIÇA AO OASE