Sua vida transformada após cinco dias

Grupo Pense Leve traz a proposta de, em cinco encontros, renovar a qualidade de vida dos participantes

Por Aline Christina Brehmer 18/09/2018 - 09:02 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

“Tem muita informação na internet. Lá se encontram dietas de todos os tipos, que fazem você se questionar: qual delas vou seguir? Mas posso dizer com toda certeza que ali você vai encontrar realmente todas elas, menos a sua”. A afirmação é da nutricionista Jéssica Nasato, que trabalha com a elaboração de cardápios específicos para cada paciente, sempre de acordo com o objetivo e respeitando as preferências e organismo de cada um.

Mas, o fato de emagrecer e atingir um peso ideal hoje está muito além da estética. Se sentir feliz com o próprio corpo, livre de qualquer receio ou julgamento, é algo diretamente ligado à saúde psicológica também.

Foi em busca de trazer esse esclarecimento, com dicas funcionais e práticas, que Jéssica se uniu à psicóloga de Desiree Correia e ao educador físico Daniel Spezzia, criando assim o Grupo Pense Leve.

 Cinco encontros e uma nova vida

A proposta principal é, durante os cinco encontro realizados (sempre uma vez por semana) os participantes aprendam de que forma podem mudar seus hábitos, aumentando assim a qualidade de vida e, por consequência, também a autoestima.

“É comum conhecer pessoas que já tentaram vários métodos, muitos deles radicais, para conseguir chegar ao que definem como ‘ideal’. Mas é certo que medidas drásticas acabam não se mostrando eficazes, por isso, a cada encontro abordamos um tema diferente, sempre exemplificando como aquilo funciona para a vida prática e real”, esclarece Jéssica.

Ela cita que na aula que trata sobre ansiedade, são apresentadas receitas e alimentos que possuam propriedades que atuam como um calmante natural. “Nós fazemos todos os alimentos que trazemos para os encontros. Logo na primeira aula entrego um cardápio qualitativo aos participantes, com alimentos importantes para a alimentação, algo bem balanceado, que eles vão experimentando ao longo do nosso curso, além de dar inúmeras opções de alimentação no café da manhã, almoço e janta”, comenta.

 Mente e corpo trabalhando juntos

De encontro a essas propostas, entra o trabalho de Desiree. Como ela faz questão de falar e reforçar, a mente e os hábitos estão diretamente interligados, um sempre tendo controle sob o outro.

“Nós fazemos algo bem orientado e com base em estudos científicos. Queremos fazer nascer e crescer a motivação das pessoas em busca de uma maior qualidade de vida, mas, para isso, era necessário um trabalho interdisciplinar, por isso reunimos três profissões com um propósito em comum”, explica a psicóloga.

Um dos diferenciais no projeto Grupo Pense Leve é justamente a praticidade, somada à fácil comunicação, já que os participantes têm liberdade de estarem tirando dúvidas com os profissionais.

“É uma troca de experiências e já desde o primeiro encontro as pessoas saem podendo fazer algo de fato, trabalhando tanto seu psicológico quanto munidas de receitas para colocar em prática. Conversamos muito, mas não fica apenas nisso”, destaca Desiree.

 Dicas reais e práticas

O primeiro ciclo de aulas do Grupo aconteceu no início deste ano e, com base nisso, Jéssica e Desiree apontam algumas caraterísticas importantes percebidas entre os participantes.

“Antes mesmo de iniciar as aulas as pessoas preenchem um questionário, para que possamos traçar o perfil do grupo”, comenta a nutricionista. Ela diz que essa ficha traz informações valiosas, auxiliando as profissionais sobre a linha e caminho que irão seguir nas próximas aulas, podendo atender às necessidades de cada pessoa que está ali.

Dentre os problemas mais relatados, principalmente entre as mulheres, a vítima era o intestino. Além disso, a autoestima estava visivelmente abalada para muitas pessoas – o que é um grave problema.

“Se você não está feliz consigo mesmo, acaba destruindo seu corpo muitas vezes. Uma frase que falamos muito é: ‘cuide do seu corpo porque você ama ele, não porque o odeia’”, comenta Desiree.

Para ela, outra questão preocupante é o famoso “ideal”, com base em imagens e fotos que não são o que aparentam. “Você pode se inspirar em outra pessoa sim, mas tem que ser alguém real. Você pode sonhar grande, mas tem que ser algo possível. Não adianta querer acelerar as coisas, cada pessoa tem seu corpo e tempo. Apenas o fato de estar ciente disso já evita muitas frustrações”, recomenda a psicóloga.

 Fazendo as pazes com a comida

Jéssica diz que o auge dos encontros é quando os participantes fazem as pazes com a comida e consigo mesmos. “Hoje há muita coisa banalizada, principalmente se tratando de alimentação. Deixamos claro que ninguém ali está de dieta, mas sim reeducando sua alimentação. Damos dicas voltadas ao autocontrole. Em uma festa por exemplo, você pode sim comer um brigadeiro, mas não precisa ser 18. A compulsão alimentar é uma doença e pode ter graves consequências”, alerta.

Nesse sentido, surge outro trabalho realizado por Desiree e Jéssica, que é proporcionar a cada participante um cardápio com receitas práticas e, acima de tudo, saborosas. “Comer é prazeroso, não tem como abrir mão disso. Levamos em todos os encontros as receitas e, ao fim, as pessoas têm seu caderno completo com elas, já conhecendo a textura e sabor de cada uma, sabendo como fazer e entendendo que não é preciso gastar horrores para conseguir se alimentar de forma saudável”, complementa a nutricionista.

 Como atingir meus objetivos?

Mas ali não há apenas participantes que buscam diminuir o número na balança. Quem quer aumentar a massa muscular também irá atingir seu objetivo – talvez não logo nas cinco semanas de encontros, mas levando para sua vida as dicas e experiências que teve ali.

“O que se conquista muito rápido também se perde em um piscar de olhos. Nosso corpo não foi feito para mudanças drásticas, por isso é tão difícil mantê-las após algum tempo”, comenta Desiree.

Uma forma de “experimentar” isso é através dos desafios semanais que elas realizam, por exemplo. Neles, há a semana onde é preciso diminuir o açúcar, outra que exige a troca de carboidratos, aumento no consumo de água, e por aí vai.

“Muitas pessoas não conhecem seu relógio biológico. Ensino aos participantes como podem conhecer seu senso de saciedade, entender quando é hora de parar de comer porque seu corpo já está satisfeito e não precisa mais. A grande maioria não entende isso e acaba sendo excedendo o limite em todas as refeições”, desabafa a nutricionista.

 Hora do exercício

Ao fim das quatro aulas, a última é preparada de uma forma diferente e ainda mais dinâmica: um aulão funcional, realizado pelo educador físico, Daniel Spezzia.

Ele pontua que o projeto em si tem como objetivo aumentar a disciplina das pessoas engajadas em seguir as dicas. “O exercício te faz buscar sempre mais. a partir do momento em que você começa a vencer repetições, as sessões de treinamento, se sente ainda mais motivado e consegue transferir essa energia e força para sua vida diária. Ou seja, aqueles obstáculos que pareciam gigantes, se tornam cada vez menores”, explica Spezzia, que é também personal trainer e professor.

Ele reforça a necessidade de combinar a parte nutricional e psicológica aos exercícios, obtendo assim resultados eficazes. “As atividades físicas e auxiliam para acelerar o metabolismo e a pessoa começa a trabalhar também o aspecto mental, ficando cada vez mais pré-disposta a superar desafios. Isso tudo soma na qualidade de vida”, garante.

 Próximo encontro com data marcada

No fim deste mês de setembro, vai acontecer o próximo encontro do Grupo, que é limitado a oito participantes. Segundo as profissionais, é o número ideal para que elas possam dar atenção a cada um.

Mais informações sobre o Grupo Pense Leve podem ser obtidas com Jéssica ligando ou enviando WhatsApp para o número (47) 98876-5005 e com a Desiree no número (47) 98848-6316.