Pelo terceiro ano consecutivo, Timbó leva o título nacional de Prêmio Band Cidades Excelentes

Timbó obteve as melhores médias em todos os 67 pilares avaliados

Por Raquel Piske/Ascom PMT 09/01/2024 - 13:17 hs
Foto: Andressa Anholete/Band

Pelo terceiro ano consecutivo, Timbó levou o título principal da etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes. Considerado o Oscar da gestão pública, o prêmio aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, em Brasília (DF).

Timbó obteve as melhores médias em todos os 67 pilares avaliados, entre os municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes, por isso levou o troféu principal IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), na categoria geral. Além do prêmio máximo, Timbó está entre as únicas cinco cidades brasileiras que conseguiram ser finalistas em todas as edições do prêmio.

Estes pilares estão divididos em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O prefeito Jorge Krüger esteve pessoalmente em Brasília, onde recebeu o prêmio das mãos de Euler Antonio Luz Mathias, diretor de Negócios do Governo do Banco do Brasil. Também acompanharam o prêmio, o executivo de gabinete, Andrei Kayo Lamim, e o assessor institucional de comunicação, Sócrates Prado.

“Dedico essa conquista a toda a nossa população de Timbó, a todos que acreditam, a todos que torcem, a todos que empreendem, a todos que trabalham para fazer da nossa cidade um local cada vez melhor”, comemorou o prefeito Jorge Krüger.

O prêmio tem o objetivo de transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos, além de reconhecer e valorizar boas práticas de gestão. “Quem ganha são os cidadãos das cidades, que percebem uma melhoria estrutural dos serviços. A plataforma que avalia as cidades foi desenvolvida para construir uma visão de futuro”, apontou o presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, durante o evento.

“A nossa intenção sempre foi estimular a gestão pública, vocês tem a capacidade de mudar a vida, a educação, a saúde, a segurança. A intenção é justamente essa: valorizar e estimular isso”, reiterou o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Saad.  

Timbó já havia conquistado no mês de novembro, também pelo terceiro ano consecutivo, a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, onde a Pérola do Vale foi o município mais premiado, levando três primeiros lugares em Educação, Saúde e Bem-Estar e Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Também foi destaque em Governança, Eficiência Fiscal, Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem pública.