Timbó apresenta case de alfabetização no 7º Fórum TCE Educação em Joinville

Começa hoje, dia 6, em Joinville, o 7º Fórum TCE Educação, um dos mais importantes eventos de gestão educacional de Santa Catarina.

Por Roman Raiter 06/05/2025 - 14:07 hs
Foto: PMT

Começa hoje, dia 6, em Joinville, o 7º Fórum TCE Educação, um dos mais importantes eventos de gestão educacional de Santa Catarina. E Timbó será um dos destaques desta edição, com a apresentação do projeto “Estações de aprendizagem no integral”, desenvolvido pela Escola Municipal Nestor Margarida, reconhecido como uma prática inovadora na alfabetização na idade certa.


O evento, que acontece até quarta-feira (8) na Expoville, é promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em parceria com a Prefeitura de Joinville, reunindo autoridades, gestores públicos, professores, especialistas e membros da sociedade civil para debater os principais desafios e soluções para a educação básica no estado.


Entre 119 experiências inscritas, apenas 30 foram selecionadas para compor a programação oficial do fórum — e Timbó está entre elas. A apresentação do município acontece nesta quarta-feira (8) e será um dos cases que servirão de inspiração para gestores de toda Santa Catarina.


O projeto da Escola Nestor Margarida organiza o tempo pedagógico e os ambientes de aprendizagem para estimular a leitura, a escrita e o letramento em múltiplas linguagens, especialmente no contraturno escolar. As estações de aprendizagem são planejadas para respeitar os diferentes ritmos dos alunos e fomentar o desenvolvimento integral das crianças.


A secretária de Educação de Timbó, Mayra Milke Cipriani, destaca a importância do reconhecimento:

“Estamos muito felizes em representar Timbó em um evento desse porte. A proposta das estações de aprendizagem é um reflexo do nosso compromisso com a qualidade do ensino e com a aprendizagem efetiva de nossas crianças. É um modelo que tem trazido resultados reais e reforça que estamos no caminho certo”, ressalta.


O Fórum TCE Educação segue até quarta-feira com painéis, mesas de debate e a exposição de práticas educacionais inovadoras de todo o estado.