Procon notifica CELESC Distribuição S.A. por quedas constantes de energia em Indaial

A empresa tem prazo de 10 dias para apresentar resposta formal ao Procon.

Por Roman Raiter 13/02/2026 - 08:58 hs
Foto: PMI

O Procon de Indaial notificou a CELESC Distribuição S.A. para que apresente esclarecimentos formais sobre as constantes quedas de energia registradas nos últimos meses no município. Em média, cerca de 10 mil unidades consumidoras têm sido atingidas a cada ocorrência, gerando transtornos a moradores, comerciantes e ao setor produtivo.


Além dos esclarecimentos técnicos, o órgão solicitou que a concessionária detalhe quais medidas já foram adotadas e quais serão implementadas, em caráter imediato, para garantir a regularidade e a estabilidade no fornecimento de energia. A empresa tem prazo de 10 dias para apresentar resposta formal ao Procon.


O coordenador do Procon, Bruno Mendes, destacou que o aumento do consumo no período de verão não pode ser tratado como imprevisível. “O aumento no consumo nessa época do ano não é novidade para a concessionária. É algo previsível e inerente à atividade. Justamente por isso, a empresa deve se preparar com antecedência para evitar que a população sofra com quedas constantes de energia”, afirmou.


Até o momento, as aulas na rede municipal estão mantidas, assim como os atendimentos nos órgãos públicos, que seguem funcionando normalmente. No entanto, a Administração Municipal acompanha a situação com preocupação.


O prefeito ressaltou que irá agendar uma reunião na sede da CELESC, em Florianópolis, para cobrar providências efetivas. “Indaial cresceu muito nos últimos anos, tanto em população quanto em atividade econômica. A estrutura precisa acompanhar esse crescimento. Vamos até a sede da CELESC, em Florianópolis, para cobrar investimentos e soluções definitivas. A nossa população não pode continuar sendo prejudicada”, declarou.