Benedito Novo contra o sarampo

04/10/2019 - 14:47 hs
Foto: Divulgação/Redes sociais

No mês de outubro acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde a ação vai ser dividida em duas etapas.


O número de casos de sarampo nessa faixa etária também é considerado alto pelo Ministério da Saúde. Em Benedito Novo a responsável pelo setor de epidemiologia, Marcia Hennich, relata que a equipe já está empenhada na divulgação e realização da campanha e faz um alerta sobre os cuidados preventivos


“Vamos entregar folhetos nas escolas para orientar os pais e alunos, e, também nas unidades de saúde. No dia D vamos fazer vacinação contra essa e outras doenças para quem necessitar. No momento é importante que a população não vacinada evite contatos com pessoas de estados com índice alto de contagio, como São Paulo, por exemplo”, afirma Márcia.


O sarampo é uma doença que provoca infecção grave e pode levar à morte. A transmissão do vírus ocorre pela tosse, fala, espirro e respiração. A única forma de evitar o sarampo é a vacinação.

 

Primeira Etapa


Calendário: 07/10 a 25/10 (Dia D 19/10)


Público: Crianças não vacinadas a partir dos 6 meses até 5 anos de idade.

A prioridade do primeiro grupo acontece devido à taxa elevada de diagnósticos nessa faixa etária. Segundo informações da Secretaria de Vigilância em Saúde as crianças com menos de 5 anos de idade possuem maior risco de desenvolver a doença e chegar à óbito.

 

Segunda Etapa 


Calendário: 18/11 a 30/11 (Dia D 30/11)

Público: Adultos com idade entre 20 a 29 anos de idade.