“Todos irão saber como a Metisa funciona”, Edvaldo Ângelo

Manual "Código de Ética e Conduta" será lançado na próxima segunda-feira, dia 18

Por Aline Brehmer 14/11/2019 - 14:44 hs
Foto: Marcelo Dias
“Todos irão saber como a Metisa funciona”, Edvaldo Ângelo
Edvaldo Ângelo, diretor presidente da Metisa, segura um exemplar do manual “Código de Ética e Condut

“Lembre-se que da conduta de cada um, depende o destino de todos”. A frase de Alexandre, o Grande, estampa a capa do manual “Código de Ética e Conduta”, que será lançado pela Metisa – Metalúrgica Timboense S.A nesta segunda-feira, dia 18.


O diretor presidente da empresa, Edvaldo Ângelo, explica que esse livreto está sendo desenvolvido há quase um ano e visa, principalmente, criar um padrão comportamental em todas as esferas.


“Como é o funcionário que trabalha na Metisa? O presidente? A empresa em si? Como é o nosso comportamento diante do meio ambiente ou da saúde de nossos colaboradores? Diante do cliente que adquire nosso produto? Do fornecedor? Como agimos caso alguém falte com responsabilidade dentro da empresa? Ou ainda, caso um chefe faça algo que não estiver dentro das leis morais com um funcionário? Essas respostas, entre tantas outras, estão especificadas nesse manual, de forma clara e objetiva”, esclarece.

 

Sigilo garantido


Nessa desafiadora missão, Ângelo contou com a ajuda de mais três mulheres, que formaram uma Comissão, elencando situações, regras e conceitos que seriam divulgados e, automaticamente, adotados pela empresa (e seus respectivos colaboradores).


Segundo o empresário, com esse material em mãos será possível detectar qualquer falha no sistema comportamental – seja das pessoas ou dos procedimentos.


“Pensamos em cada detalhe para que isso pudesse ser, de fato, eficaz. Se um funcionário detectar uma falha interna, por exemplo, e não quiser se dirigir a uma diretoria, chefe imediato ou gerente, o nosso escritório de advocacia possui um site no qual esse funcionário pode relatar a situação em questão”, comenta Ângelo.


O advogado então irá receber essas informações e poderá chamar a pessoa que fez a denúncia para perguntar se aquele relato é realmente verdadeiro. Se a resposta por sim, a situação será levantada dentro da empresa, junto à diretoria, para estudar a possibilidade de criar uma auditoria, que vai averiguar a situação. “Importante frisar que a única pessoa que vai saber quem foi esse funcionário, que fez o relato ou a denúncia, será o advogado”, garante Ângelo.


Há também uma Comissão Interna, que foi criada unindo colaboradores de diferentes áreas de atuação – sendo que o funcionário pode optar por expor seu problema diretamente a alguém da Comissão.

 

Manual será lançado pelo “Metiso”


Ângelo comenta que, apesar desse manual soar ser algo “simples”, é muito complicado e delicado mudar a cultura das pessoas. “Muitas já têm esse mesmo comportamento que está esclarecido no manual, já outras tantas não”, comenta.

O livreto será entregue aos todos os funcionários da Metisa no primeiro dia da semana que vem, sendo que o lançamento oficial será feito junto ao Metiso – personagem criado como representante de todos os profissionais da companhia.

“Com esse manual iremos atingir diversos grupos: acionistas e conselho de administração; comunidade; governo e sociedade; concorrentes; imprensa; clientes; fornecedores de produtos e serviços; meio ambiente e público interno. O livreto será entregue à comunidade, autoridades, aos nossos 6 mil clientes (do Brasil e exterior), fornecedores, imprensa, comunidade. Todos irão saber como funciona a Metisa”, complementa Ângelo.