O que você precisa saber sobre 'Postura'

Posturas ideais são aquelas assumidas para realizar uma atividade da forma mais eficiente que utiliza a menor quantidade de energia

Por MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA 21/07/2020 - 14:44 hs

A postura é o posicionamento das estruturas do corpo em relação umas às outras, para manutenção do equilíbrio estático e dinâmico. Posturas ideais são aquelas assumidas para realizar uma atividade da forma mais eficiente que utiliza a menor quantidade de energia.

O corpo funciona em harmonia com cérebro e percebe alterações de movimento e posicionamento através de seus sensores, dessa forma precisa se reajustar para manutenção do equilíbrio postural.

Os problemas posturais acontecem quando esta harmonia é quebrada, ou seja, quando os estímulos dados pelos sensores são alterados. Como uma reação em cadeia todo corpo sofre alterações para compensar o equilíbrio tanto estático como dinâmico.

Alterações nos receptores sensoriais, geram perturbações estáticas, ou seja, desequilíbrios posturais, provocando forças anormais contrárias em diferentes tecidos do nosso corpo, sendo muitas vezes a causa de inúmeras patologias como: hérnias discais, artroses, dores na coluna vertebral , nevralgias, cervicobraquialgia, ciáticas; dores em quadril, joelhos, pés; deformações na coluna; patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites); além de cefaléias, vertigens, problemas de aprendizagem, deglutição entre outras. Disfunções como:  tensões musculares, artroses, problemas de coluna, dores de cabeça e tonturas, dores plantares (na sola dos pés), esporão de calcâneo, fascites, joanete (hálux valgo), hérnias de disco, e demais disfunções posturais são identificadas e tratadas com profissionais especializados em posturas.

Nem sempre uma dor nas costas resultante de um problema de postura é consequência apenas de problemas na coluna ou falta de exercícios. A dislexia, o estrabismo e até mesmo o bruxismo podem vir a afetar a postura.

Os vícios posturais e/ou doenças que causam posturas inadequadas, se não tratados, irão promover processos degenerativos articulares, provocar erosões ósseas, desenvolver osteófitos e gerar dor crônica nos pacientes acometidos.

A formação de contraturas musculares, pontos-gatilho, déficit de equilíbrio e propriocepção, também podem ser apontados como consequências da postura corporal incorreta.

A má postura inviabiliza a qualidade dos movimentos de membros superiores, membros inferiores e tronco. Diante disso, o alinhamento da postura corporal e a estabilização do “core” são medidas que não devem ser descartadas antes de aprimorar movimentos de qualquer.

Cuidar da postura é muito mais que um simples alinhamento, é melhorar a função de vários órgãos e sistemas. O desequilíbrio da postura corporal está relacionado à fraqueza muscular, dores osteomioarticulares, redução do ar mobilizado nos pulmões e até mesmo a complicações renais e gastrointestinais.

O sistema renal, respiratório e gastrointestinal são três exemplos de conjuntos de órgãos que podem ser prejudicados pela má postura. Quanto ao sistema respiratório especificamente, o mau posicionamento do tronco pode reduzir expressivamente a expansibilidade pulmonar (complacência), dificultando a mobilização de ar para a parte interna e externa dos pulmões.

Já o sistema gastrointestinal não realiza os movimentos da peristalse (propulsão e mistura) adequadamente, por falta de espaço. Gastrites, esofagites, refluxo, hérnias e constipação intestinal são consequências comuns de uma postura corporal incorreta.

Mas o equilíbrio da postura corporal é um processo complexo, submetido ao funcionamento dos sistemas vestibular, visual, do sistema nervoso central e periférico, bem como das respostas adequadas do sistema musculoesquelético aos estímulos sensoriais.

O tratamento é feito a partir da avaliação de diversas partes do corpo, pois olhos, dentes, pele e pés são responsáveis pelo equilíbrio do corpo e também por enviar informações para o cérebro.

Como a postura é dependente de uma abordagem biopsicossocial, a equipe interdisciplinar se faz necessária para corrigir todas as injúrias e problemas relacionados a este aspecto.  As atividades física que auxiliam na postura corporal incluem:  Yoga pilates rpg , fisioterapia, posturologia, terapia manual, osteopatia, quiropraxia, treinamento personalizado.

A reabilitação é um processo contínuo, e não se limita às sessões de fisioterapia. O paciente após a alta precisa realizar manutenção de seus ganhos, praticando exercícios frequentemente e tendo cuidado com a postura corporal nas atividades de vida diária.


má postura pode ser uma motivação para muitas lesões na coluna, ombros e quadril. Orientar-se em casa, no trabalho, escola e até tarefas simples do dia a dia podem evitar com que as lesões se instalem. As crianças devem ser alertadas para evitar problemas futuros, mantendo uma boa postura para estudar, ver tv, carregar materiais e praticar atividades físicas, que é importante.

Já aos adultos é indicado a prática da postura correta desde tarefas simples de casa, como escovar os dentes, passar roupa, pegar algo pesado, assistir tv e colocar os sapatos, até as atividades físicas. Os idosos precisam de tratamentos especializados, pois podem envolver problemas mais graves, como a escoliose, lordose e cifose.

Somente profissionais qualificados são capazes de tratar a postura corporal, e para uma abordagem completa é preciso que fisioterapeutas, psicólogos, médicos, nutricionistas e educadores físicos estejam intervindo em conjunto, considerando as origens do posicionamento corporal no espaço.


E por quê cuidar da postura?

1. Melhorar a postura aumenta sua confiança e auto-estima: indivíduos que se sentam com uma postura ereta são mais confiantes do que aqueles com má postura, a boa postura também leva a uma melhor auto-imagem. Sentar-se em linha reta também ajuda a distribuir seu peso apropriadamente, criando uma imagem mais adequada da sua figura.

2. Auxilia na “regulagem” intestinal: a boa postura e permite que seu intestino não fique obstruído, fornecendo a capacidade de produzir movimentos intestinais mais saudáveis.

3. Pode auxiliar na sua produtividade no trabalho: Sentar-se com uma boa postura melhora nossa respiração, o que, por sua vez, permite que mais oxigênio chegue até o cérebro, melhorando ainda mais nossa concentração.

4. Diminui os níveis de estresse: Sentar-se em uma posição “desinteressada” também afeta a respiração, porque as respirações superficiais fazem com que o coração se esforce mais durante a respiração e, então, ele é forçado a bombear mais rápido, causando uma experiência altamente estressante.

5. Seus pensamentos se tornarão mais positivos: É mais difícil ver alguém com boa postura, sem confiança. Quando nos sentamos em linha reta, é mais provável que iremos inspirar pensamentos positivos ou formar memórias positivas. A boa postura pode melhorar seu humor e níveis de energia e você encontra soluções mais facilmente e se estressa menos tentando buscar alternativas que podem ser afetadas pela negatividade.

6. Você pode se sentir mais poderoso e tomar decisões melhores: As pessoas com boa postura são 45% mais propensas a ter confiança para fazer apostas arriscadas. Além disso, mesmo que você não se sinta mais poderoso ao se endireitar, a percepção dos outros sobre você será a de um indivíduo mais forte e com mais controle sobre si mesmo e sobre a situação com a qual está lidando.

Os benefícios inesperados da boa postura, como acabamos de ver, influenciam mais do que apenas um aspecto de nossa vida.

Algo tão simples pode trazer diversos benefícios ao seu dia a dia e bem-estar geral, melhorando sua qualidade de vida e criando hábitos saudáveis a longo prazo!

Procure um fisioterapeuta e faça sua avaliação postural.


 Texto: Dra. Bárbara Maurício Nascimento  CREFITO 10 74799F
Envie sugestões de assuntos para: movimentovitalfisioterapia@gmail.com

Referencial:

• Idot
• Osteopatia SP
• Blog Fisioterapia
• Portal São Francisco
• Casa da Ergonomia

Dica da MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA: Disciplina gera resultados!


Responsável técnica CREFITO 10 74799F