Problemas cardíacos em cães

As visitas ao veterinário e exames devem ser feitas com frequência e sempre que precisar, para que saibamos se está tudo bem com eles

Por Dr. Edgar Cardoso 12/08/2020 - 09:00 hs
Foto: Dorottya_Mathe/Thinkstock/Getty Images

Os problemas cardíacos em cães são cada vez mais comuns, por isso não podemos descuidar nem um pouquinho dos nossos amigos. As visitas ao veterinário e exames devem ser feitas com frequência e sempre que precisar, para que saibamos se está tudo bem com eles.

O coração é o órgão mais importante do corpo, pois é ele quem recebe o sangue e distribui para os demais órgãos, por isso ele deve estar saudável, para garantir que todo o resto do corpo também esteja saudável.

Os cães de raças pequenas geralmente apresentam doenças nas válvulas cardíacas, enquanto os cães de grande porte apresentam riscos maiores de adquirirem doenças do músculo cardíaco (cardiomiopatia dilatada).

Geralmente os problemas cardíacos em cães são causados por esses defeitos, mas também podem ser causados por alimentações inadequadas, como comida caseira.

O principal sinal de que seu cãozinho possa estar com alguma doença cardíaca é a tosse incontrolável, geralmente com maior frequência à noite, em especial se ele já ultrapassou os 7 anos de idade. Essa tosse ocorre devido ao acumulo de líquido ou má circulação de sangue nos pulmões.

Outros sinais que servem de alerta são: desmaios, dificuldades para respirar, cansaço excessivo ao praticar exercícios físicos e distensão abdominal.

Ao perceber qualquer um dos sinais acima descritos, você deve levá-lo imediatamente ao veterinário que prescreverá a medicação que você deverá administrar correta e metodicamente ao seu mascote.

Além deste cuidado, existem outros que você deverá tomar durante toda a vida de seu amigo: evitar exercícios extremos, temperaturas muito elevadas ou muito baixas e é claro, usar sempre uma alimentação adequada e de boa qualidade.

Hoje existem no mercado diversas alimentos industrializados específicos para cães com problemas cardíacos, com sua composição específica para auxiliar no tratamento de doenças cardíacas, diminuindo ou evitando a retenção de liquido, além de possuírem outros componentes que visam a manutenção da função do coração e evitar a hipertensão.

Com o tratamento adequado e muito amor, seu mascote terá uma vida normal e muito feliz ao lado de quem ele tanto ama: Você. Cuide bem do coração de quem traz muitas alegrias ao seu.