Você sabe escolher seu tênis? Confira o ideal para cada tipo de pé

Por MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA 11/08/2020 - 14:34 hs

Você sabe escolher o tênis adequado ao seu pé? Com tantas marcas e modelos diferentes por aí, será que algum deles consegue se adaptar a todos os tipos de pé? Será o mais caro? Aquela marca famosa? Será aquela do momento que todos estão usando? Será o mais reforçado, ou aquele minimalista?

Que a verdade seja dita: não existe um tênis que se adeque a todos os pés perfeitamente. Isso porque temos alterações na pisada de formas diferentes uns dos outros.

O que vamos encontrar são tênis que mais se aproximam do nosso tipo de pisada e nos adaptar a eles. O ideal é que além dessa escolha, se for o caso, o uso de palmilhas posturais confeccionadas por especialistas em posturologia sejam utilizadas em conjunto.

Vale ressaltar que é necessária uma avaliação criteriosa com especialista para uso ou não de palmilhas devido as compensações posturais que podem ocorrer com alteração da pisada.

Existem tipos diferentes de pisadas. Nelas são analisadas tanto em repouso e em movimento os tipos e locais de pressão exercidas. E então todo o conjunto ascendente é analisado. Na hora de escolher seu tênis ideal, devemos levar em consideração como nosso pé toca o solo.

O formato do pé também influencia na compra do calçado confortável. Eles variam em comprimento, forma e largura. Por isso, temos vários formatos de tênis (mais largos na lateral, ou na parte frontal, Etc.). Se você passar muito tempo com o tênis, ele precisa ser confortável. Nesse caso, o teste na hora da compra andando e dando um trote é fundamental.

 

Tênis de pessoas mais pesadas tendem a durar menos, e estas devem procurar os mais duráveis da categoria indicada para o seu estilo de caminhada (controle-de-movimento, estabilidade, amortecimento, etc).

Ou seja, prefira tênis com sola de poliuretano (mais pesado, mas resistente) em vez de EVA. O ritmo que corre ou caminha e seu grau de condicionamento também afetam a seleção do tênis. Quanto mais devagar, maior deve ser a base de suporte. Quanto mais rápido, menor a base.

Muitas dores que sentimos nos pés podem ser evitadas com o uso de sapatos adequados ao formato dos nossos pés. Saiba que sapatos muitos largos ou apertados também podem causar deformidades e dores nos pés, como por exemplo um joanete, dores na fáscia plantar, no calcanhar, calos, calosidades e bolhas.

A utilização de um tipo inadequado de calçado pode contribuir no aparecimento de lesões: como por exemplo desenvolvimento de inflamação no tendão de Aquiles (calcâneo); ou a fascite plantar (inflamação do tecido na sola do pé chamado fáscia plantar).

Sendo assim, caso tenha problemas no tendão de Aquiles, verifique se a sola do tênis não é muito rígida ou se há excesso de amortecimento no calcanhar (verifique se o calcanhar não é muito alto e macio).

Por outro lado, se tiver problemas com fascite plantar procure por um tênis com bom suporte para o arco do pé (categoria estabilidade ou controle-de-movimento se tiver um grau de pronação mais elevado). Também pode considerar o uso de palmilhas especiais com suporte para o arco do pé.

Uma causa comum de lesões é correr com tênis gastos que já deveriam ter sido aposentados. Alguns sinais, como desgaste da sola, são bem claros. Entretanto, mesmo um tênis parecendo novo pode já ter perdido grande parte da capacidade de amortecimento.

Há tênis com maior ou menor durabilidade, mas em geral recomenda-se trocar entre 560-880 Km de uso. Se você está voltando de uma fratura por estresse, deve aposentar o tênis entre 560-640 Km.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia classifica o pé de 3 formas: Pé normal, cavo e plano.

Pé normal: mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada.

Pé cavo: onde a planta do pé quase não toca no chão, o arco do pé é bem alto.

Pé plano: possui um formato mais reto, conhecido como pé chato.


O formato do seu pé, a disposição dos joelhos e o ângulo do quadril em conjunto com as articulações determinam o tipo de pisada, conforme imagem a seguir:


Pisada Pronada: Cerca de 50% da população mundial tem esse tipo de pisada, ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé.

Pisada Neutra: Ocorre quando o pé atinge o solo de forma uniforme, com o peso do corpo distribuído praticamente igualmente por toda a planta do pé.

Pisada Supinada: De forma oposta à pisada pronada, a pisada supinada ocorre quando o pé faz contato com o chão primeiro com a parte externa da planta do pé.

O desgaste do seu tênis pode dar informações como é seu tipo de pisada:

 

Entretanto, nem sempre uma pisada pronada ou supinada está relacionada somente com o pé, diversas evidências mostram, por exemplo, que a fraqueza de alguns músculos do quadril podem gerar aumento da pronação. Todo mundo prona e supina, o problema é quando ocorre de maneira excessiva. Gastar centenas de reais em um tênis, onde não ocorre uma pronação ou supinação de forma excessiva pode fazer com que o joelho tenha que absorver mais carga do que deveria.

Portanto, avaliar somente o pé não nos dá certeza da necessidade de um tênis específico. Use um tênis neutro que você achar mais confortável, procure a ajuda de um profissional especializado, realize uma avaliação completa dos membros inferiores com testes biomecânicos, testes de força e flexibilidade, para identificar sua real necessidade.


Dicas rápidas:

O formato do tênis deve respeitar o formato do seu pé;

Como você usa seu tênis influencia na escolha: caminhada, corrida, dia a dia muito tempo em pé, etc.;

Mantenha as unhas cortadas e curtas para não gerar desconfortos;

Examine a palmilha do tênis de vez em quando, algumas vezes elas se desgastam rapidamente, existem peças para reposição;

Mantenha limpo seu tênis e evite micro-organismos causando mal cheiro ou deteriorando o tecido;

Escolha o solado correto;

Troque seu tênis assim que perceber o desgaste;

Previna bolhas, o uso de meias macias e bem ajustadas ajuda;

Não aperte a amarração do seu tênis demais, pode causar dormência, influenciar na circulação e movimentação articular.

Laço duplo evita ficar o tempo todo amarrando o tênis que se desamarra facilmente.

Mantenha a sola do seu sapato limpo após uso, adesivos espinhos pedras coladas na sola alteram o impacto.

Os tipos de tênis em geral  são agrupados em cinco categorias: 

1) estabilidade (stability): Eles inibem o movimento excessivo, pelo menos um pouco, mas também provêem boa quantidade de amortecimento. Esta categoria geralmente tem um solado semi-curvo e oferece uma boa combinação de amortecimento, suporte e durabilidade. 

2) controle de movimento (motion control): São feitos para pés que viram muito para dentro, que têm superpronação. Os pés com superpronação são bons para absorver o choque, o que é bom para atividades descalço, porém pode causar lesões se o tênis desgastar e não permitir o movimento natural do pé. Tênis de controle de movimento mantém o pé alinhado de modo que o tênis possa absorver o impacto sem desgastar-se muito rápido. São os mais rígidos e orientados para controlar a pronação excessiva. Geralmente são mais pesados, mas muito duráveis, e têm solado plano para oferecer maior estabilidade e suporte.

3) amortecimento (cushion):  São feitos para pés que não têm excesso de movimento. Eles não viram muito para dentro ou para fora, e desta forma não amortecem muito impacto, ao invés disso transferem o choque através das articulações até a espinha dorsal. Tênis da categoria amortecimento são desenvolvidos para reduzir esse choque, geralmente tem a sola mais macia, maior amortecimento e menor suporte. Usualmente são construídos com solado curvo ou semi-curvo para estimular o movimento do pé.

4) perfomenace (performance ou lightweight):  Podem ter características ou dos de amortecimento ou de estabilidade (os de controle de movimento são pesados e não podem ser leves).

5) trilha (trail): Têm solado externo e características que o fazem ideais para correr em terrenos com rocha, lama, poeira, irregularidades, são desenvolvidos para utilização em trilhas e terrenos acidentados ou enlameados. Têm maior tração, são estáveis e duráveis

Então, se você não acerta na escolha do seu tênis ou anda sofrendo com dores nos membros inferiores, provavelmente precisa de ajuda de um especialista. Consulte seu fisioterapeuta e faça uma análise de seu modo de caminhar e sua pisada.


 Dra. Bárbara Maurício Nascimento  CREFITO 10 74799F

Envie sugestões de assuntos para: movimentovitalfisioterapia@gmail.com


Dica da MOVIMENTO VITAL FISIOTERAPIA: Disciplina gera resultados!
Responsável técnica: CREFITO 10 74799F

Referências:

• Doctor Feet
• Qualifis Saúde Correndo
• Tenis Book
• Marcos Cedraz