Ascurra decreta situação de emergência após forte temporal

26/01/2021 - 09:01 hs

Um forte temporal atingiu a cidade de Ascurra na noite de domingo. Segundo uma das estações pluviométricas da CEMADEN, localizada na BR-470, foram mais de 100 mm de chuva em um curto período de tempo.

Alagamentos, enxurradas e quedas de barreiras foram registrados por toda a cidade. Desde a noite de ontem a equipe da Defesa Civil, com apoio dos Bombeiros Voluntários, esteve de plantão atendendo as ocorrências no município. Nesta manhã de segunda-feira, o prefeito municipal Arão Josino decretou Situação de Emergência.

—  “Ao lado da nossa equipe de servidores, não mediremos esforços para dar todo o suporte necessário para quem precisa. Estive nas ruas até as 3 horas da manhã acompanhando a situação. Reunimos nossa equipe logo pela manhã e estabelecemos o cronograma de trabalhos para o dia de hoje. Pela situação de momento, já declaramos situação de emergência e agora estamos fazendo o relatório de danos para enviar ao governo estadual” – destacou o prefeito Arão Josino.

Em dados extraoficiais, foram 70 casas prejudicadas, atingindo 500 pessoas aproximadamente. Foram registrados pontos de alagamento no Centro, bairro Vila Nova, São Francisco, Estação e Tamanduá. Deslizamentos de terras atingiram o bairro Guaricanas, Estação, Ilse, São Francisco e Tamanduá.  Os trabalhos da equipe de Obras da prefeitura, que iniciaram durante a madrugada, seguem acontecendo para a recuperação da cidade.

A Defesa Civil de Santa Catarina esteve na cidade verificando a situação. O Cabo dos Bombeiros Militares Fabrício da Costa Lopes, representante da Defesa Civil de Santa Catarina nos municípios do Médio Vale do Itajaí, veio acompanhar os estragos causados pelas chuvas e discutir os encaminhamentos de apoio.

Na última semana, o município já havia registrado diversas ocorrências por conta das chuvas. A principal delas foi uma queda de barreira na Rua Aderbal Ramos da Silva, que isolou o bairro Guaricanas na sexta-feira. Após a retirada de 85 caçambas de barro e um dia inteiro de trabalho, a via foi novamente liberada. 

Com a previsão de tempo instável para os próximos dias, a Prefeitura de Ascurra orienta que a população que reside em áreas consideradas de risco, como próximo a encostas, monitore a situação do local e acione a Defesa Civil municipal em qualquer caso de perigo ou emergência. O contato pode ser feito através do telefone (47) 98414-3396. Os Bombeiros Voluntários da União também podem ser acionados, através do 193.