Na noite desta terça-feira, 30, os vereadores timboenses realizaram a 9ª Sessão Ordinária no plenário da Câmara Municipal de Timbó. Ainda atendendo as restrições sanitárias em relação à prevenção contra a pandemia de Covid-19, as Sessões estão sendo transmitidas à comunidade, sendo evitado o acesso de público externo à sede do Legislativo.
Na ocasião,
compareceu ao plenário o contador da Câmara, Joel Ricardo Raiter, realizando
explanação a respeito das dinâmicas orçamentárias desta Casa Legislativa.
A presença do servidor municipal partiu de uma solicitação
do Vereador Flávio Germano Buzzi, que por meio do Requerimento 002/2021,
convidou o contador para explanar sobre o orçamento e as despesas da Câmara,
com o objetivo de tornar acessível a toda comunidade timboense, atendendo ao
princípio da publicidade dos atos administrativos.
Após apresentação detalhada dos números da Câmara de Timbó,
no período de 2017 a 2020, Raiter ficou à disposição dos edis timboenses para
responder a perguntas e aprofundar os esclarecimentos sobre como se dá a gestão
administrativa e financeira do Legislativo. Pelos dados demonstrados, vários
vereadores se manifestaram enfatizando como os dados comprovam a característica
de gestão enxuta e profissional da Casa.
Durante sua exposição, Joel destacou inclusive que, no
período apresentado por ele, houve aumento de arrecadação municipal, com isso,
o orçamento da Câmara teve um aumento de 13% mas a despesa da Câmara empenhada
ficou em 11%, no período de 2017 a 2020. O contador ainda complementou que,
para fundo de comparação, o IPCA, ou inflação, no mesmo período fechou em
15,5%. “Com esses dados podemos perceber que as despesas da Câmara ainda
permaneceram abaixo. Duas coisas são podem ser ainda consideradas com isso, que
vivemos num município com pujança econômica muito forte e que a Câmara de Timbó
prioriza uma gestão enxuta e transparente com respeito aos recursos públicos”,
destacou.
A apresentação organizada pelo servidor da Câmara estará
disponibilizada como anexo nesta página.
Os vereadores timboenses se manifestaram trazendo temas,
reivindicações da comunidade e explanações diversas durante seus
pronunciamentos individuais na tribuna e, em prosseguimento à dinâmica
regimental da Sessão Ordinária, durante a Ordem do Dia foram votadas as
seguintes matérias:
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0075/2021 - Pavimentação da Rua
Friedrich Gretter, Bairro Imigrantes, no programa de pavimentação de vias.
Aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0076/2021 - Quantidades e valores
pagos na aquisição de Hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina e ivermectina
nos anos de 2020 e 2021. Aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0077/2021 - Pavimentação de vias nos
anos de 2018, 2019 e 2020. Aprovado
por unanimidade.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0078/2021 – Solicita ao Poder
Executivo informações a respeito do funcionalismo municipal quanto ao período
de férias. Aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0079/2021 - Informações sobre a
classificação de Insalubridade, no exercício do trabalho, dos profissionais da
Saúde. Aprovado por unanimidade.
PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0080/2021 - Informações sobre a
depressão na ciclovia e pista de rolamento no início da rua Nereu Ramos, nas
imediações da esquina com a rua Benjamin Constant. Aprovado por unanimidade.
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