Câmara traz à comunidade como funciona o orçamento do Legislativo

31/03/2021 - 09:14 hs

Na noite desta terça-feira, 30, os vereadores timboenses realizaram a 9ª Sessão Ordinária no plenário da Câmara Municipal de Timbó. Ainda atendendo as restrições sanitárias em relação à prevenção contra a pandemia de Covid-19, as Sessões estão sendo transmitidas à comunidade, sendo evitado o acesso de público externo à sede do Legislativo.

Na ocasião, compareceu ao plenário o contador da Câmara, Joel Ricardo Raiter, realizando explanação a respeito das dinâmicas orçamentárias desta Casa Legislativa.

A presença do servidor municipal partiu de uma solicitação do Vereador Flávio Germano Buzzi, que por meio do Requerimento 002/2021, convidou o contador para explanar sobre o orçamento e as despesas da Câmara, com o objetivo de tornar acessível a toda comunidade timboense, atendendo ao princípio da publicidade dos atos administrativos.

Após apresentação detalhada dos números da Câmara de Timbó, no período de 2017 a 2020, Raiter ficou à disposição dos edis timboenses para responder a perguntas e aprofundar os esclarecimentos sobre como se dá a gestão administrativa e financeira do Legislativo. Pelos dados demonstrados, vários vereadores se manifestaram enfatizando como os dados comprovam a característica de gestão enxuta e profissional da Casa.

Durante sua exposição, Joel destacou inclusive que, no período apresentado por ele, houve aumento de arrecadação municipal, com isso, o orçamento da Câmara teve um aumento de 13% mas a despesa da Câmara empenhada ficou em 11%, no período de 2017 a 2020. O contador ainda complementou que, para fundo de comparação, o IPCA, ou inflação, no mesmo período fechou em 15,5%. “Com esses dados podemos perceber que as despesas da Câmara ainda permaneceram abaixo. Duas coisas são podem ser ainda consideradas com isso, que vivemos num município com pujança econômica muito forte e que a Câmara de Timbó prioriza uma gestão enxuta e transparente com respeito aos recursos públicos”, destacou.

A apresentação organizada pelo servidor da Câmara estará disponibilizada como anexo nesta página.

Os vereadores timboenses se manifestaram trazendo temas, reivindicações da comunidade e explanações diversas durante seus pronunciamentos individuais na tribuna e, em prosseguimento à dinâmica regimental da Sessão Ordinária, durante a Ordem do Dia foram votadas as seguintes matérias:

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0075/2021 - Pavimentação da Rua Friedrich Gretter, Bairro Imigrantes, no programa de pavimentação de vias. Aprovado por unanimidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0076/2021 - Quantidades e valores pagos na aquisição de Hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina e ivermectina nos anos de 2020 e 2021. Aprovado por unanimidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0077/2021 - Pavimentação de vias nos anos de 2018, 2019 e 2020.              Aprovado por unanimidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0078/2021 – Solicita ao Poder Executivo informações a respeito do funcionalismo municipal quanto ao período de férias. Aprovado por unanimidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0079/2021 - Informações sobre a classificação de Insalubridade, no exercício do trabalho, dos profissionais da Saúde. Aprovado por unanimidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0080/2021 - Informações sobre a depressão na ciclovia e pista de rolamento no início da rua Nereu Ramos, nas imediações da esquina com a rua Benjamin Constant. Aprovado por unanimidade.