Com falta de doses, ritmo de vacinação diminui em SC

Estado havia aplicado 892 mil doses em abril, mas número caiu para 759 mil em maio

Por RCN 07/06/2021 - 10:16 hs

O Estado de Santa Catarina aplicou menos vacinas contra a Covid-19 em maio na comparação com abril, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, foram 759,3 mil doses de imunizantes aplicadas durante o mês de maio, contra 892,8 mil aplicadas em abril. Entre os problemas estão a falta de doses e a dificuldade em encontrar os grupos prioritários.

A redução frustra a previsão de aumentar o ritmo de vacinação. Após janeiro (56 mil) e fevereiro (162 mil) com número muito pequeno de doses aplicadas, março (537 mil) e abril (892,8 mil) indicavam um aumento na velocidade de imunização no Estado, mas não foi o que aconteceu.

Havia a previsão do Ministério da Saúde de aumentar o volume de entregas de imunizantes a partir da produção dos laboratórios da Fiocruz e do Instituto Butantan, mas a falta de insumos vindos da China atrasaram a fabricação dos lotes. A expectativa promoveu o adiantamento da aplicação de doses da Coronavac e resultou no atraso da segunda aplicação para algumas pessoas, fora do prazo estipulado.

Santa Catarina até registrou leve alta no recebimento de novos lotes, mas não foi suficiente para acelerar a cobertura vacinal. Em maio, foram enviadas ao Estado pouco mais de 1,17 milhão de doses de vacina, principalmente da AstraZeneca. Em abril, o montante recebido havia sido de 1,03 milhão.

Apesar disso, o Estado autorizou a imunização de professores e outros grupos. "Ao mesmo tempo que entendemos a necessidade da vacinação dos trabalhadores da educação, consideramos o fato de ainda não termos uma perspectiva de chegada de novas doses em quantidade suficiente para cobrir os grupos de vacinação", afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário. Ele alerta para a necessidade de aplicação tem paralelo da vacina contra a gripe (Influenza).