Eu já vi muitos líderes e, inclusive, eu já errei feio nisso!

Por Verità Care 11/06/2021 - 09:24 hs

Na ânsia de faturar e pagar as contas, criamos a fantasia de que os times pensam com nossas angústias e isso nos leva à ‘cegueira mental da sensibilidade’.

Isso desestrutura seu time, que o consideram ingrato ou uma pessoa injusta. 

Como remédio, a indiferença de seu time fará você se desesperar e sair resolvendo tudo sozinho, falando para si coisas do tipo “só eu sei fazer isso”, “esse povo não faz nada” ou “ninguém me ajuda” e, assim, vai se intoxicando ainda mais!

Possivelmente, atitudes assim gerariam ainda mais raiva, tanto da sua parte, quanto do seu time. 

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que, juntos, possam alcançar os objetivos comuns. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como estimular a equipe a dar o seu melhor, e entende que precisar dar o seu, primeiramente, para ser exemplo de boa conduta.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar seus colaboradores.

Percebem? Não basta dizer que se é um líder, é preciso sê-lo na essência.

Quer um conjunto de dicas para resolver a situação?

1 - Lembre-se de que seus liderados são humanos como você e precisam de descanso! 

2 - O seu sonho e a velocidade mental de conseguir realizá-lo não é o mesmo do seu time, portanto, “domine suas angústias”. 

3 - Na dúvida ou incerteza, pense e não fale antes de estar certíssimo. 

4 - Fique atento aos momentos de folga de seu time e respeite as preferências de suas colaboradoras (es). 

5 - Esteja sempre aberto a um bom bate-papo fora do ambiente de trabalho, cafeteria ou, quem sabe, um almoço. 

Estar aberto, de verdade é muito mais que “dizer que se está”, é colocar-se a disposição, é movimentar-se em direção de... É escutar ao invés de simplesmente ouvir.

Se você leu até aqui, comente qual a sua opinião sobre a sensibilidade que um líder deve ter.

Autor: Jean Carlo Cardozo, sócio-proprietário da Verità Care Franchising e detentor do método E.M.S.H.

"Meu nome é Jean Carlo Cardozo, sou empresário há 13 anos no ramo clínico de saúde e bem-estar, especialista em Franchising, Analista do Comportamento Humano, palestrante, treinador; Autor da Metodologia Humanizada de Atendimento – EMSH (Esteticamente Saudável Humanizada).

Entendo que um líder precisa criar diariamente ressonância com seu propósito, semeando nos corações do seu time, tudo que ele transborda! E assim eu procuro viver todos os dias, alinhado com minha verdade. 

Para isso é preciso que durante o treinamento, o facilitador instigue tanto o líder quanto as equipes, utilizando de ferramentas e técnicas de autoconhecimento, que entendam os ‘porquês’ que os movem rumo às suas escolhas e também respeitem as escolhas das outras pessoas, bem como as decisões dos demais que os cercam.

Entendendo que essa construção é bem desafiadora nos dias atuais é que então, em 2020 resolvi, fundar com amigos, a única Rede de Franquias na área de SPAÇO Clínico de Saúde e Bem-Estar, a Rede Verità Care, onde disponibilizamos aos franqueados, equipes e clientes várias sessões diárias de felicidade e muita transformação...

Costumo dizer que não temos clientes, nós fazemos amigos pela força do amor que nos move.”