Resumo da 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Timbó

26/08/2021 - 09:02 hs

Na última terça-feira os vereadores timboenses estiveram reunidos para a 30ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Timbó de 2021. Na Ordem do Dia foi votado a REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 0050/2021, que dispõe sobre a concessão dos benefícios eventuais no âmbito da Política Municipal de Assistência Social, e revoga a Lei nº 2634, de 12 de abril de 2013.

Entre os inscritos para uso da Tribuna durante os pronunciamentos pessoais, o Vereador Edson José Bona iniciou sua fala citando o projeto de lei ordinária Nº 0057/2021 que institui a campanha “Setembro Vermelho”, dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, no âmbito do Município de Timbó, de sua autoria. O Projeto foi protocolado em 23 de agosto, e agora começa a tramitar na Casa. Um dos objetivos da campanha é sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e de se ter conhecimento das medidas de prevenção de doenças cardiovasculares. 

Em seguida, o Vereador Adriano José da Silva fez uso da palavra registrando seu pedido de indicação, onde solicita ao Poder Executivo, que através do setor competente, realize a abertura da rua Imperador, ligando as Ruas Christian Benz e Richard Schubert, Bairro Vila Germer. Falou ainda de outra Indicação realizada, onde solicita uma análise de viabilidade pelo Setor Competente no sentido de efetuar a contratação e/ou parceria com o SENAI de Timbó, para disponibilizar à população de nosso Município, cursos de corte, costura e modelagem. Finalizou fazendo menção a audiência pública realizada no último dia 18, no qual deixou registrado o número de 50 pessoas presentes no plenário, obtendo em torno de 300 comentários nos meios virtuais. 

O Vereador Douglas Emanuel Marchetti utilizou de seu tempo regimental para explanar sobre seu pedido de Informação referente as obras da primeira escola do município, hoje denominada Escola Urbana de Timbó, situada no início da rua Pomeranos. Em resposta a Secretaria de Planejamento informa que “o mesmo possui obras de reforma em andamento com estágio avançado”. O vereador ressalta ainda que na resposta o executivo salienta que não houve repasse do Governo Federal ao município, apenas a destinação de recursos federais para este fim, sendo que o projeto da obra é de responsabilidade do IPHAN.

O Vereador Carlos Adriano Krüger menciona que fez um pedido de Informação ao executivo, referente a pavimentação da rua existente entre às ruas Haiti e João Tesch. Em resposta a secretaria de Planejamento informou que “tal via não foi aberta pelo município pois, não se trata de via oficial inexistindo decreto de abertura do referido trecho. Sendo assim, não é possível realizar a pavimentação, pois a mesma está sobre terrenos particulares”. Porém, o vereador em pesquisa realizada ao Cartório da cidade, explica conforme Decreto nº 1034 de 01 de fevereiro de 2008, foi feita a desapropriação do terreno, passando, portanto, ser de propriedade do município, sendo assim segundo o vereador a via pode receber pavimentação. 

O Vereador Haroldo Fiebes usou a tribuna para ressaltar que vem sendo procurado pela comunidade, referente ao telhado do complexo esportivo. Fiebes disse ter ido pessoalmente até o local, e constatou que a cobertura está caindo, porém o local não está isolado. O vereador comunicou a defesa civil do município, para que medidas de segurança sejam cumpridas. Fez menção sobre Pedido de Providências ao qual solicita que o Governo do Estado modifique a fonte de recursos destinada aos CEDUP’s, de 100 para 120, bem como, dê prioridade e atenda os pedidos protocolizados desde 2018 via SGPE pela Coordenadoria Regional, no que tange ao fornecimento de móveis, ar condicionados, equipamentos para laboratórios e a manutenção predial da sede própria do CEDUP Timbó.

A Presidente da Casa, Vereadora Gilmara Baddaratz Giotti, iniciou seu discurso mencionando que esteve prestigiando no último sábado a Meia Maratona, organizada pela Fundação de Esporte. Deu relevância a sua Indicação onde pede que seja feito um estudo de engenharia de trânsito para realizar a implantação de ciclovia, no trecho da Rua Araponguinhas, entre a rotatória de acesso até a altura da Escola Municipal Professor Nestor Margarida, Bairro Araponguinhas.  A Vereadora agradeceu ao executivo por ter disponibilizado recursos para a reforma da delegacia do município, e a construção da Sala Lilás. Lembrou ainda em tribuna da Indicação que apresentou em abril nessa Casa, onde solicita que a prefeitura municipal formalize um convênio com o Estado de Santa Catarina, para ceder o imóvel de sua propriedade, localizado no final da Rua Honorato Tonolli, Bairro das Nações para que ali seja construída uma nova Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Timbó.