Vereadores aprovam Setembro Vermelho, de combate às doenças cardiovasculares

09/09/2021 - 10:21 hs

A Câmara de Vereadores de Timbó aprovou nesta quarta-feira (8) o Projeto de Lei n° 57/2021, de autoria do vereador Edson Bona, que institui no município o Setembro Vermelho, dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares, no âmbito do Município de Timbó.

O texto aprovado prevê sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e de se ter conhecimento das medidas de prevenção de doenças cardiovasculares, além de intensificar a conscientização quanto aos cuidados de uma alimentação sadia, prática de atividade física e alertar sobre colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade.

Para o vereador autor da lei, o objetivo é desenvolver na população um senso coletivo sobre identificar quem pode estar passando por uma crise e sensibilizando as pessoas para hábitos mais saudáveis, que intervenham de forma positiva na saúde. O projeto segue para sanção do executivo.

Ainda na sessão ordinária desta quarta-feira, a equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Timbó, fez uso da tribuna, onde explanou para os vereadores, a importância do setembro amarelo, que alerta para a conscientização e prevenção do suicídio.

Os profissionais Andréia Jeanine Garcia Oss-emer -enfermeira, Fernanda Graça de Gasper - psicóloga, Jorge Schlichting - médico e Fernanda Vicenzi Pavan -fisioterapeuta, estiveram respondendo os questionamentos dos parlamentares, que receberam o material da campanha, e uma fita amarela, que é símbolo do setembro amarelo.