Câmara de Vereadores de Timbó realiza 33ª Sessão Ordinária

15/09/2021 - 15:45 hs

Na noite desta terça-feira (14), aconteceu na Câmara de Vereadores de Timbó, a 33ª Sessão Ordinária de 2021.

Abrindo os pronunciamentos pessoais, o vereador Edson Bona falou sobre a campanha Silêncio sou Parceiro, no qual esteve presente no lançamento que aconteceu segunda-feira (13). Lembrou que o assunto foi debatido por ele em sessões anteriores, quando procurado pelos munícipes sobre o barulho de escapamentos abertos. Mencionou ainda que a campanha está tendo bastante repercussão no município. Reforça seu apoio ao Conseg – Conselho de segurança Pública de Timbó. O vereador também fez menção a Indicação feita onde solicita ao executivo que seja feito um estudo de viabilidade, para que o Simplifica Timbó, passe a executar a emissão dos boletos e das Certidões de Inteiro Teor na própria central de atendimento, no intuito de facilitar e agilizar o atendimento ao Munícipe.

O vereador Flávio Gemano Buzzi usou a tribuna para mencionar referente a indicação onde solicita para que seja feito estudo de viabilidade para instalação de deck, churrasqueira e banheiro (químico ou de alvenaria) na área verde da Rua Max Klotz, em frente à casa de número 322, Bairro Dona Clara. Também fez menção a outra indicação sua para que seja feito estudo técnico de viabilidade para implantação de binário de trânsito nas ruas Blumenau e Indaial, Bairro dos Estados, bem como, que seja feito estudo técnico de viabilidade para abertura e pavimentação da Rua Brasília, Bairro das Capitais, na qual sugeri que o executivo, utilize dos recursos financeiros oriundos de emenda individual e respectiva NOTA DE EMPENHO nº 1485, de autoria do Ministério do Desenvolvimento Regional e apontada pelo Excelentíssimo Deputado Federal Ricardo Guidi, para colocar em prática as sugestões aqui efetuadas.

O vereador Adriano José da Silva em seu discurso, demonstrou a necessidade de ser feito um estudo de viabilidade para a construção de uma nova Unidade de Saúde, no bairro Vila Germer, conforme registrado em seu pedido de indicação de nº 243. Hoje mais de 4 mil pessoas são atendidas no bairro. Também fez o convite para que a comunidade participe do Culto Campeiro, que será realizado às 15h, na Igreja Luterana da Trindade, no bairro das Nações. 

O vereador Carlos Adriano Krüger (Ito), voltou a falar sobre Certidão de Inteiro Teor, onde um cidadão fez requerimento no Simplifica para limpeza da vala, no dia 17 de julho, retirando no dia 19 de julho. Segundo vereador, a previsão de limpeza da mesma foi marcada para 27 de agosto, mas até o presente momento o serviço não foi executado, tendo expirado o prazo de 30 dias da Certidão de Inteiro Teor. Ainda em seu pronunciamento pessoal, o vereador mencionou que na rua Araponguinhas foi feita a retirada de tubos de um terreno pertencente a uma empresa. Trata-se que a mesma situação ocorre na rua Porto Rico/Nicarágua, onde moradores relatam já há algum tempo, que a cada enxurrada sofrem com às águas. Segundo o vereador, existe um projeto de implantação de nova tubulação para solucionar o problema, mas ainda não foi executado. 

A Presidente da Casa e vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti iniciou seu discurso falando do trabalho feito pelo CAPS na semana que passou, quando na sexta-feira (10) considerado o Dia “D” da Campanha - Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, esteve juntamente com a equipe do Caps - onde também menciona a presença do vereador Flávio Germano Buzzi-, fazendo a entrega de material de orientação para a população, assim como também no sábado (11) em frente ao Complexo Turístico Jardim do Imigrante, também realizando orientação sobre a campanha. A vereadora menciona que pode durante esses dias conversar com várias pessoas, onde ouviu relatos de doenças que levam a pessoa ter vontade de tirar a própria vida, o que a deixou muito comovida. 

O vereador Haroldo Fiebes solicita para que o Poder Executivo realize através do setor competente, os serviços de patrolagem e macadamização com material de qualidade e de forma rotineira, nas ruas Paineira e Aroldo Bloedorn, no bairro Padre Martinho Stein. Fazendo também pedido de providencia com a mesma solicitação nas ruas Maringá, Porto Velho e Londrina, no bairro Capitais. Pede ainda para que Executivo, realize a correção do desnível existente na pista de rolamento da Rua Quintino Bocaiúva, defronte ao nº 629, Bairro Quintino. O vereador também menciona que na rua Taubaté, bairro Capitais, onde solicita ao departamento de obras que faça o concerto do paralelepípedo. Na rua Tiroleses segundo vereador, na ciclovia onde possui barro na pista, causando perigo aos ciclistas. Finalizou parabenizando todos envolvidos no lançamento da campanha “Silêncio sou Parceiro”. 

Não havendo mais pauta a presidente deu por encerrada a presente sessão ordinária, convocando os demais vereadores para a próxima sessão que será realizada na próxima terça-feira, 21 de setembro, às 18h, no Plenário da Câmara.