FME Indaial promove ação para avaliar e melhorar desempenho de atletas do Programa Semente

16/09/2021 - 09:26 hs

A Fundação Municipal de Esportes de Indaial está promovendo uma ação para potencializar os treinamentos e desenvolvimento de atletas do Programa Semente com a  realização de avaliações físicas nos jovens, a partir dos 13 anos, que participam de competições, equipes e pré-equipes das modalidades atendidas. 

A professora Tauana Cristina Dias Tomazini, do Programa Bolsa-Técnico, conduz os trabalhos. Ela é responsável por efetuar testes de antropometria, que verificam a composição corporal dos esportistas; avaliações posturais para poder avaliar se algum deles têm desvio postural que possa prejudicar seu rendimento; testes funcionais, como alongamentos para prevenir futuras lesões e ajudar no desempenho; teste de força para verificar o seu desenvolvimento e teste de VO2 para avaliar a capacidade física do atleta. 

Os primeiros testes já foram realizados em esportistas da modalidade de Basquete. Ainda serão beneficiados com essa ação atletas de Atletismo, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-jitsu, Judô, Karatê, Kickboxing, Natação, Patinação, Tênis de Mesa, Voleibol e Vôlei de Areia. 

A partir dos resultados coletados nas avaliações será criado um banco de dados para a próxima montagem de treinos de preparação física específica para cada modalidade.

“Estamos preocupados com o desenvolvimento do atleta em todos os aspectos, não somente a prática da modalidade em si, mas também com o bem-estar físico e a saúde do esportista”, destaca o diretor-presidente da FME, Ademir Packer.