CAPS realiza roda de conversa com Parlamento Jovem

24/09/2021 - 09:58 hs

Na manhã desta quinta-feira, os vereadores do Parlamento Jovem (PJ), da Câmara Municipal de Timbó, realizaram a 4º Sessão Ordinária, no Plenário do Legislativo, contando com a presença dos vereadores Adilson Mesch, Carlos Adriano Krüger (Ito), Douglas Emanuel Marchetti, Flávio Germano Buzzi e a presidente vereadora Gilmara Maria Baddaratz Giotti. 

Na pauta da sessão os jovens vereadores fizeram indicações, e pedidos de providências. 

O vereador Lincoln Matheus de Souza usou seu pronunciamento para salientar sobre pedido de providência, no qual solicita ao executivo conserto do parquinho da UPE pequeno Príncipe, no bairro Araponguinhas. Falou também da indicação de arborização do estacionamento da Escola Professor Nestor Margarida. 

A vereadora Marjorie Borges de Lima, mencionou sua indicação onde solicita ao executivo um estudo de viabilidade para instalação de bituqueiras e um plano de reciclagem, para esse material. A vereadora também informou que os nobres vereadores, estão participando de um Curso da Escola do Legislativo, para Formação de Vereador Jovem. Reforçou sobre a retirada da faixa elevada da rua 7 de setembro, que já havia sido solicitado também pelos vereadores da Nona Legislatura, porém ainda não aconteceu. 

Vereador Lyon Luan Arndt, usou seu momento de fala para explanar sobre a Escola Clara Donner, a qual estuda, que hoje atende 183 alunos, divididos em 141 famílias. O vereador aproveitou para também mencionar que na escola são desenvolvidos programas que fazem a integração de famílias, comunidade local e escola. 


Dando continuidade aos pronunciamentos pessoais, o vereador Pedro Luis Timm, trouxe para a tribuna uma necessidade do bairro São Roque, o qual é morador, que é um espaço de lazer e bem-estar para a comunidade deste local, visto que todas as praças da cidade, ficam distante deste bairro. 

A vereadora Débora Bloedorn, falou sobre a indicação por ela realizada, que solicita ao executivo estudo de viabilidade para a instalação de uma faixa elevada, na rua Quintino Bocaiúva, na altura da farmácia Maas. 

O presidente da Mesa Diretora, vereador João Pedro Santos Schroeder, também falou sobre indicação, onde pede para que seja feita sinalização entorno da Escola Municipal Maurício Germer. Lembrou ainda para que as pessoas tenham cuidado ao trafegar sentido Mulde, visto que a obra de pavimentação não está totalmente concluída, faltando sinalização da via. Pediu ainda para que as escolas exibam as Sessões Ordinárias do Parlamento, pois percebe que os alunos têm curiosidade em saber como é a rotina e como acontecem as sessões.  

Finalizando os pronunciamentos, a vereadora Júlia Maria Pagnoncelli Buzzi, discursou sobre a Campanha do Setembro Amarelo realizado em Timbó. A vereadora mencionou que mais de 13 mil suicídios por ano, são registrados no Brasil, sendo cerca de 96,8% desses casos estão relacionados a transtornos mentais.


Após a sessão ordinária os vereadores tiveram uma roda de conversa com a psicóloga Fernanda Graça de Gasper e fisioterapeuta Fernanda Vicenzi Pavan, profissionais do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Timbó. Com a atenção dos jovens, elas abordaram assuntos relacionados a campanha do setembro amarelo, focando a importância de os adolescentes falarem sobre seus sentimentos, seja com a família, com professores ou amigos. 

A próxima sessão ordinária do PJ, será dia 14 de outubro, ás 14:30min. 

Você pode rever a sessão no canal: